ARTE: Do Nascimento dos Robôs


A tecnologia se mistura com a arte e cria a exposição “Do Nascimento dos Robôs”, do artista digital Jack Holmer. A mostra aborda questões voltadas aos marcos evolutivos das inteligências artificiais e pretende demonstrar como a revolução robótica, ao mesmo tempo em que está no início, já é muito difundida na sociedade.
O Museu Municipal de Arte (MuMA), no Portão Cultural, recebe o projeto que é resultado de quatro anos de pesquisa sobre arte, semiótica e avanço da robótica. Por meio de pequenos vídeos com ações de personagens de games – como GTA e The Sims – e de esculturas em 3D feitas de plástico e borracha, o artista visual desafia o público a pensar sobre a possibilidade de as inteligências artificiais serem consideradas formas de vida.
Tanto os robôs quanto os pequenos trechos dos vídeos abordam o lado imprevisível do comportamento dos seres virtuais. “O que torna o assunto interessante são as inúmeras variáveis programadas durante a criação das inteligências e que as tornam imprevisíveis, semelhantes aos humanos”, diz Holmer.
Serviço
Do Nascimento dos Robôs
Data: Até 01/07/2019
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 19h
Local: Sala de Arte Digital do MuMA (Av. República Argentina, 3.430, Portão)
Entrada franca

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.