Exposição de fotos em homenagem às mulheres

(Crédito: Daniel Castellano / SMCS)

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, 08 de março, a Ascesme – Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba convidou um grupo de alunas e ex-alunas do curso de Fotografia do Centro Europeu, lideradas e orientadas pela fotógrafa Tania Buchmann, para registrar mulheres em diferentes momentos no Mercado. O resultado é a primeira exposição “Mulheres no Mercado”.

Com 24 fotos, de autoria das profissionais Dara Furtado, Fernanda Costa, Karen Maryelle, Maria Tereza Teixeira, Vanessa Zaniollo e Thais Iwasa, a exposição apresenta mães, avós, turistas, vendedoras e clientes através de gestos e olhares. Para a supervisora do Núcleo de Fotografia do Centro Europeu, Tânia Buchmann, as fotos revelam uma sensibilidade que passa despercebida no dia a dia: “São momentos rotineiros, mas que não recebem muita atenção, como escolher a fruta favorita do seu filho ou fazer uma pausa para o café da tarde. São atos simples e poderosos, pois em um instante capturado, podemos conhecer um pouco mais aquela mulher”.

A iniciativa surgiu a partir do desejo de fazer algo por mulheres, para outras mulheres. “Somos mulheres 365 dias por ano, então nada mais justo do que sermos retratadas por nós mesmas”, descreve Marilei Manfre, lojista e membro do comitê de marketing da Ascesme. “A maneira como as fotos mostram a força aliada a delicadeza em ações simples do dia a dia é algo único, ainda mais por serem registradas em um espaço com tamanha diversidade de cores, sabores, aromas e formas”, completa.

Com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, “Mulheres no Mercado” ficará exposta de 8 a 31 de março em quatro espaços ao longo dos mais de 15 mil metros quadrados do Mercado Municipal de Curitiba.

Serviço

Exposição “Mulheres no Mercado”

Data: De 8 a 31/03/2020

Horário: De terça a sábado das 8h às 18h

Domingo das 8h às 13h (restaurantes até 15h)

Segunda-feira facultativo das 8h às 14h

Entrada gratuita

Local: Mercado Municipal de Curitiba (Av Sete de setembro, 1865 – Centro)

Danielle Mei
Danielle Mei
Danielle é formada em Jornalismo e mestre em Comunicação. A alemã que ensina inglês gosta mesmo é de ler e ouvir música boa, mas quando precisa escreve sobre diversos estilos culturais.