Livro Carla Vendrami –Trajetória

O lançamento do livro Carla Vendrami –Trajetória acontece na próxima quarta-feira, 16, no Museu da Gravura (Centro Cultural Solar do Barão). A obra apresenta informações e fotos sobre a obra dessa artista de importância para o Paraná.

Aborda o início de sua carreira, em 1981, o período que estudou e morou na Itália, entre 1985 e 1999, até os últimos trabalhos, em 2009, já de volta à Curitiba. O livro foi viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e com patrocínio da Siemens.

Carla Vendrami teve grande influência da arte italiana. Em Milão, fez parte de um grupo que marcou toda uma geração e que era liderado por Luciano Fabro, expoente da arte povera italiana nos anos 90.

A artista demonstra o gosto e a preocupação pela forma e prazer da exatidão na utilização do espaço público. Depois, ficou evidente uma necessidade de diálogo com o espectador.

Suas exposições se caracterizavam também pelo questionamento do espaço urbano e pelo envolvimento com realidades sociais. O Projeto Casina, (1991-1998) foi desenvolvido no presídio italiano de San Vittore. A obra proporcionava uma interação entre artista, detentas e comunidades. Em 1997 foi apresentada em Curitiba, no Aeroporto Afonso Pena.

A artista também trabalhava com vitrais coloridos em suas peças. O livro teva a participação e comentários do crítico italiano Roberto Pinto, do crítico carioca Paulo Venâncio Filho, da amiga e galerista italiana Simona Bordone. A introdução é feita por Rubens Portella e a cronologia por Simone Landal e Andre Rigati.

Divulgação

Serviço:
Lançamento livro Carla Vendrami – TRAJETÓRIA
Horário: 19h
Local: Rua Carlos Cavalcanti, 533, Centro, Curitiba, PR
Preço do livro: R$ 15
Informações: (41) 3321-3240

Danielle Mei
Danielle Mei
Danielle é formada em Jornalismo e mestre em Comunicação. A alemã que ensina inglês gosta mesmo é de ler e ouvir música boa, mas quando precisa escreve sobre diversos estilos culturais.