Livro de Elenize Dezgeniski


A fotógrafa e artista visual Elenize Dezgeniski lança nesta quarta-feira, 11, o seu livro
Gesto Contínuo no Centro Cultural Sistema FIEP. A partir da mesma data, a artista abre a exposição homônima que se cria a partir das imagens do livro, além de vídeos, áudios e publicações. A mostra permanece em cartaz até 7 de abril de 2020.

O livro Gesto Contínuo foi elaborado a partir de um arquivo com mais de 800 peças teatrais fotografadas por Elenize Dezgeniski nos últimos 15 anos. Em uma narrativa não cronológica, a edição busca tornar visível os efeitos dos encontros entre as imagens, as companhias de teatro e os artistas, revelando relações possíveis entre tempo, memória e narrativa. 

Além das imagens de cena, o livro contempla imagens da Cena Expandida, assim a autora chama os ensaios fotográficos construídos para divulgação e design gráfico dos espetáculos. Imagens que, normalmente, são construídas antes da estreia de um trabalho, mas completamente implicadas em sua dramaturgia.

A publicação conta com textos dos dramaturgos Olga Nenevê, Sueli Araujo e Márcio Mattana, do ator, pesquisador de teatro e jornalista Fernando de Proença e das artistas visuais Milla Jung e Luana Navarro. O texto de apresentação é do crítico e jornalista Valmir Santos. 

O livro foi elaborado num processo contínuo de quase dois anos de trabalho, e contou com a assistência de edição da artista Lidia Ueta e da cineasta Débora Zanatta e projeto gráfico de Adriana Alegria. Gesto Contínuoé um livro-peça (montagem), atento aos sentidos dos encontros e dedicado ao tempo presente. O livro será vendido no lançamento e, depois, estará disponível para compra nas livrarias.

Para a exposição Gesto Contínuo, a autora traz um recorte das fotografias que compõem o livro além de vídeos, áudios e publicações. A exposição tem a organização de Elenize Dezgeniski, Diego Marchioro e Luana Navarro. Projeto expositivo e montagem de Vivaldo Vieira Neto.

Serviço

Lançamento do livro Gesto Contínuo de Elenize Dezgeniski

Data: 11/12/2019

Horário: 19h

Local: Centro Expositivo do Centro Cultural Sistema FIEP (Rua Paula Gomes, 270 – São Francisco)

Entrada Franca

Exposição Gesto Contínuo

Data: de 11/12/2019 a 07/04/2020

Local: Centro Expositivo do Centro Cultural Sistema FIEP

Entrada Franca

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.