Outubro Rosa no Pátio Batel

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e foi uma forma prática para que o movimento tivesse uma expansão cada vez mais abrangente.
Em outubro, a fachada do Pátio Batel muda de cor em homenagem ao movimento e a “Exposição Que Ninguém Queria Ver”, em cartaz a partir de 17 até 31 de outubro, foi criada para surpreender, chocar e alertar as mulheres sobre o câncer de mama. “É preciso criar uma ação inovadora e impactante sobre um risco que – mesmo invisível, indolor e silencioso – pode estar dentro delas”, afirma a organização do evento.


A ideia foi criar uma exposição artística com quadros que, à primeira vista, trazem imagens bonitas, coloridas e com traços abstratos, lembrando os trabalhos de renomados pintores contemporâneos. Algo que atrai a atenção do público e desperte a curiosidade. No entanto, tais imagens estão longe de representar belas obras de arte. Pelo contrário. São raios-X de seios de mulheres que descobriram a presença de nódulos cancerígenos. Junto com os quadros, são apresentadas as histórias das mulheres que tiveram ou têm a doença e como elas estão superando e tratando o câncer.
Para atingir uma quantidade significativa de mulheres, a exposição é exibida em espaços públicos, no ‘meio do caminho das mulheres’ e convida a refletir sobre a importância da prevenção do câncer de mama, que é uma doença séria, mas que tem cura, principalmente se for diagnosticada no início”.
Serviço
Data: Até 31/10/2017
Local: Pátio Batel
Gratuito

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor

Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.