Sebastião Salgado na Caixa Cultural

(Crédito: Unicef)

(Crédito: Unicef)

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 30 de novembro a 12 de fevereiro de 2017, a Exposição Êxodos, do renomado fotógrafo Sebastião Salgado. A abertura será no dia 29 de novembro. A Mostra vai ocupar as duas salas da CAIXA Cultural Curitiba, no térreo e no mezanino. No dia 7 de dezembro, às 18h, haverá exibição do documentário “O Sal da Terra”, sobre o fotógrafo, com entrada franca.
A coleção de 60 imagens impactantes é resultado de viagens do consagrado fotógrafo durante seis anos por 40 países, e retrata pessoas que abandonam a terra natal contra a própria vontade. Em geral, elas se tornam migrantes, refugiadas ou exiladas, fugindo da pobreza, da repressão ou das guerras. “Mais do que nunca, sinto que a raça humana é somente uma. Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes”, define Salgado.
O trabalho explora cinco temas centrais, que é como a mostra está dividida: África; Luta pela Terra; Refugiados e Migrados; Megacidades; e Retratos de Crianças. Este último, comove por ser o registro daquelas que, mesmo envoltas no caos, mantêm viva a chama da esperança e da dignidade humana.
Premiado internacionalmente, o artista é considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial, pelo teor social em seu trabalho. Esteve em mais de 100 países para projetos fotográficos que, além de inúmeras publicações na imprensa, foram apresentados em forma de livros e exposições apresentadas em museus no mundo inteiro, tais como: Outras Américas (1986), Sahel, l’Homme en détresse (1986), Trabalhadores (1993), Terra (1997), Êxodos e Retratos de Crianças do Êxodo (2000), África (2007), e Gênesis (2013). O livro mais recente, Perfume de Sonho, é fruto de uma viagem ao mundo do café (2015). Sebastião Salgado recebeu também honrarias por seu talento e sensibilidade ao registrar o mundo e a humanidade.
O Sal da Terra
O documentário O Sal da Terra, que fará parte da exposição na CAIXA Cultural Curitiba e terá sua exibição no dia 7 de dezembro, revela a vida e a obra de Sebastião Salgado, que foi testemunha de alguns dos principais eventos da história recente, conflitos internacionais, fome e êxodo. O filme é resultado do trabalho de seu filho Juliano Salgado e do renomado diretor Wim Wenders.
Indicado ao Oscar 2015 de Melhor Documentário, o longa O Sal da Terra embarca na descoberta de territórios imaculados, da flora e da fauna selvagem e de paisagens grandiosas como parte de um enorme projeto fotográfico. Uma verdadeira homenagem à beleza do planeta.
Serviço
Êxodos – Sebastião Salgado
Data: De 29/11/2016 a 12/02/2017
Horário: terça a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 19h
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Galeria Térreo e Mezanino (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro)
Entrada franca
Mais informações: (41) 2118-5111
Cinema: O sal da terra
Data: 07/12/2016
Horário: 18h
Local: CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro)
Entrada franca. A retirada dos ingressos será no dia da exibição, a partir das 17h.
Classificação etária: 12 anos
Mais informações: (41) 2118-5111

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.