Sesi/PR divulga programação cultural

O Sesi/PR lança sua programação cultural anual, que vai contar com mais de 695 ações nas mais diversas áreas como artes visuais, música, teatro, cinema, literatura e dança. As ações acontecem em seus sete espaços culturais (três em Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Pato Branco e Arapongas) e em locais parceiros nos municípios. Além disso, uma programação especial vai comemorar os 70 anos de fundação do Sesi.
O superintendente do Sesi no Paraná, José Antonio Fares, destaca que “uma das missões do Sesi Cultura é promover o desenvolvimento da indústria, sensibilizando e mostrando aos empresários a importância da cultura como valor agregado no processo produtivo, além de estreitar o relacionamento do trabalhador com a empresa”.
Em Curitiba e no interior, o projeto “Sesi Música” vai apresentar artistas da cena musical paranaense ao lado de grandes nomes da música popular brasileira. Como forma de promover o acesso ao bem cultural, os ingressos são vendidos a preços populares e uma cota é disponibilizada para a indústria. Para o primeiro show, no dia 22 de maio em Curitiba, o grupo curitibano Regra 4 convida o músico Gabriel O Pensador. Já estão confirmadas apresentações na capital paranaense com: Jazz Cigano e Yamandú Costa (26/06), Viola Quebrada e Sergio Reis (14/08) e Lemoskine e Fernanda Takai (18/09), que também sobem ao palco em Pato Branco no dia 17/09. Outras duas atrações nacionais ainda estão sendo confirmadas para participar das edições do “Sesi Música” junto com os artistas paranaenses: a cantora Maytê Correa e a banda Blindagem nos meses de outubro e novembro, respectivamente.

Jazz Cigano

Jazz Cigano

Nas artes visuais, o Centro Cultural Sistema Fiep, localizado no bairro Centro Cívico em Curitiba, recebe até o mês de junho a exposição “Sinal de Fogo”, com objetos, esculturas e instalações em cerâmica feitas por sete artistas locais. O mesmo espaço vai exibir ainda em julho uma mostra em homenagem aos 70 anos do Sesi (que circulará por todo o Paraná) e em setembro a exposição da artista paranaense Eliane Prolik. Duas mostras circularão pelo estado: “Murais e Vitrais de Poty – Registro Inquieto do Palco da Vida” e “70 anos do Sesi”.
No Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França, casa histórica que fica no centro de Curitiba, o projeto Acordes na Casa apresenta sempre aos sábados, às 11h, grupos de música instrumental. Ainda na música, a iniciativa Vozes da Cidade, sucesso de público que convida para o espaço artistas curitibanos quinzenalmente, às quintas-feiras, ganha este ano uma vertente chamada Vozes de Outras Cidades, com a presença de artistas nacionais. Vão passar pelo espaço nomes como: “Uyara Torrente e Thiago Ramalho” (12/05), “O lendário Chucrobillyman” (09/06) e “Péricles Cavalcanti” (14/07).
A casa Heitor realiza ainda oficinas de artes visuais e iniciativas dentro da literatura. O “Conversas com Artur” promove um encontro bimestral com Arthur Pereira e O. Filho sobre a arte como fonte para a educação de qualidade. Alternando o bimestre, o “Sabatina Literária Sesi” vai promover encontros entre escritores e leitores, que terão uma conversa franca sobre uma obra escolhida do autor convidado. No dia 21 de maio acontece a primeira edição, com a presença do escritor Fernando Bonassi, sobre o livro Luxúria. Maio também marca o lançamento do Sesi Zoom Cultural TV, uma evolução do projeto que unia presencialmente nomes das mais diversas artes para uma conversa sobre literatura e que agora ganhou episódios gravados.
Na área cinematográfica, semanalmente os Cineclubes Sesi em Curitiba e em São José dos Pinhais exibem gratuitamente produções nacionais e estrangeiras, selecionadas com a curadoria do crítico de cinema Luiz Gustavo Vilela. Após as exibições acontece sempre um bate-papo sobre o longa exibido. Em maio, o Cineclube Sesi em Curitiba apresenta o ciclo ‘O cinema e a inclusão‘, dedicado a filmes cujo tema passa pela desconstrução da noção de “normal”. Já em São José dos Pinhais, o tema é “Invasão Britânica”, com filmes de diretores Britânicos que se destacaram em produções americanas, fazendo filmes nos Estados Unidos. Ainda em São José dos Pinhais, a partir de junho até novembro serão realizados três módulos independentes de oficinas gratuitas:
Em nível estadual, o Circuito Cultural Sesi, projeto de difusão e formação de plateia, leva espetáculos de teatro, música ou circo para todo estado em espaços culturais do Sesi e teatros das secretarias municipais que são parceiras do projeto. Em 2016, serão 08 grupos, num total de 24 cidades e 48 apresentações. Entre os espetáculos selecionados estão “Por um lindésimo de segundo”, “Palhaços”, “Rock de Galpão nas Missões”, “Braseiro – Ascende o Samba”, “Shakespeare para todos – Muito barulho por nada”, “Para ler aos trinta”, “Estórias brincantes de muitas mainhas” e “Bichos e buchichos”.
70 anos Sesi/PR
O mês de julho vai contar com uma programação especial em comemoração aos 70 anos de fundação do Sesi/PR. Entre os destaques está a peça teatral Clarice & Eu o mundo não é chato, com a atriz de renome nacional Rita Elmôr, sobre Clarice Lispector. As apresentações acontecem em Pato Branco (no dia 22) e em São José dos Pinhais (23). Na música, a Orquestra de Viola Caipira sobe ao palco em Arapongas no dia 08. O projeto Acordes na Casa em Curitiba vai receber o grupo Terra Sonora no dia 09. O cantor Rolando Boldrin é atração no dia 24 em Cascavel e no dia 28 em Maringá. E a cantora Ná Ozetti se apresenta em Londrina (dia 29) e São José dos Pinhais (30).

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.