TETEAR Tech – Tempo de Temperar Arte

(Crédito: Lucas Rachinski)

Lixo pode virar arte! Crianças participam do projeto TETEAR Tech – Tempo de Temperar Arte que apresenta, pelo segundo ano consecutivo, um coletivo de obras de arte desenvolvidas por alunos participantes das aulas de artes plásticas. Cerca de 25 alunos, orientados pelo artista plástico e arte educador Toto Lopes, participaram das aulas que resultam em oito telas feitas com material reciclável. Este trabalho fica exposto no Espaço da Cidadania em Campo Largo até 21 de novembro.

Como ponto de partida foi escolhido o tema Urbanidade e a partir dele as crianças pensaram em como expressar o caos do excesso de produção de lixo, os impactos que isso gera no planeta. O resultado são releituras de obras tradicionais como Monalisa e outras bastante expressivas e reflexivas como Poluição dos Mares; Diversidade e Amazônia, esse último chamando a atenção do público para o incêndio que acometeu a região recentemente. Todas elas foram elaboradas a partir de material reciclável como plástico, papel e embalagens de produtos diversos. “Inicialmente foram realizadas algumas atividades com desenhos para que os estudantes aprendessem e exercitassem técnicas. Depois, realizaram em conjunto uma pesquisa de cores, tons e elementos para transformar tudo em exercícios iniciais em desenhos de maior escala, para então entrar no processo de criação final”,  explica Lopes sobre o processo de desenvolvimento com os alunos do Colégio Estadual Sagrada Família e Escola Municipal Monsenhor Ivo Zanlorenzi. “É gratificante ver o resultado de um trabalho desenvolvido com as crianças desde maio deste ano. Eles se engajaram e se esforçaram e foram protagonistas de todo o processo. O próprio formato da exposição com a maioria dos quadros apoiados no piso é para ressignificar o olhar para o lixo no chão, o poder de transformação através da consciência e da arte”, ressalta o idealizador do projeto, Nélio Spréa.  

Serviço

Exposição Artes Plásticas TETEAR Tech

Data: até 21/11/2019

Horário: diariamente das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30

Local: Espaço da Cidadania (Rua Centenário, 2245 – Centro – Campo Largo)

Gratuito

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.