Uma Arte Qualquer


Você já imaginou poder ter uma arte personalizada na parede da sua casa? Você deve estar pensando que legal, mas é algo caro. O Em Cartaz te apresenta a artista Daia Tayna que prova que a arte é democrática. A curitibanas criou, em 2016, a empresa “Uma Arte Qualquer” que transforma os desejos dos clientes em realidade.

O trabalho começou de forma despretenciosa com a intenção de publicar alguns desenhos de forma anônima, mas ao poucos a artista percebeu que poderia distribuir sua arte de forma mais personalizada. “Meu trabalho tem o principal objetivo de mudar lugares, mais do que mudar, consigo colocar o sentimento das pessoas na parede”, conta Daia.

Com a criação de uma página no Facebook ela foi dedicando seu tempo nos desenhos e em apresentar a sua arte. Aos poucos pessoas foram surgindo e buscando algo diferente e foi aí que surgiu a ideia de “rabiscar” paredes e transformar a ideia de cada cliente em um registro definitivo.

Os projetos de lettering já ganhou espaço e são mais de 200 paredes em Curitiba e região que carregam o registro da “Uma Arte Qualquer”.

O principal tipo de trabalho oferecido atualmente é o lettering (ou chalkboard). “A ideia é escrever frases com ilustrações e ornamentos personalizados que despertam sentimento de afeto e união em diversas famílias. Os meus clientes sempre fazem questão de incluir nomes de familiares, locais que já visitaram e momentos de alegria”, explica a artista.

A curitibana Daia tem ainda um canal no YouTube onde ensina algumas técnicas de pintura e escrita e compartilha as suas experiências como artista. Além disso, ela criou um curso on-line de lettering para quem quiser aprender.

Para conhecer mais sobre o trabalho de “Uma Arte Qualquer”, o Em Cartaz acompanhou um dia de trabalho da Daia que transformou as ideias de uma adolescente em arte. Confira o processo e a entrevista que fizemos com ela:

Para você ter uma arte personalizada em sua casa é simples só entrar em contato com a artista Daia pela sua página do Facebook.

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.