Dica do Em Cartaz: Café


Quem resiste a um café? O Em Cartaz preparou uma lista de filme para os Coffee Lovers. Confira:

O Café de Jules (1988)

A rivalidade entre colarinhos brancos e azuis dá o tom desse filme, que aborda o atrito entre os dois grupos atingindo níveis alarmantes dentro de um café. Nesse cenário anárquico e claustrofóbico, a violência ganha corpo e mesmo os apartidários precisarão escolher seu lado na luta.

Sobre café e cigarros (2003)

Série de 11 curtas-metragens sobre diversos personagens que, bebendo café e fumando cigarros, discutem os mais variados temas, tais como picolés com cafeína, Abbott & Costello, a ressurreição de Elvis Presley, a forma correta de se preparar um chá inglês, as invenções de Nikola Tesla, desentendimentos familiares, Paris nos anos 1920, rock, hip hop e o uso da nicotina como inseticida.

A garota do café (2005)

Ao entrar num café, Lawrence (Bill Nighy), um assessor do ministro da Fazenda da Inglaterra, não encontra nenhuma mesa vazia. Ele repara que numa mesa está uma jovem mulher desacompanhada, que se chama Gina (Kelly Macdonald). Assim, timidamente, pede para se sentar na mesa dela. A conversa é bem superficial, pois Lawrence se mostrava muito acanhado, mas isto não o impede de convidar Gina para um almoço, o qual prontamente aceita. Os dois começam a se ver regularmente, mas sempre tomando um café ou algo parecido. O ministro e outros assessores crêem que Lawrence esteja tendo um sério relacionamento com Gina, principalmente quando ele vai para uma conferência do G8 em Reykjavik, na Islândia, e resolve levá-la com ele. Lawrence tem direito em levá-la devido ao cargo que ocupa, mas eles nunca se beijaram. Os constrangimentos começam logo na chegada, pois são obrigados a dividir um quarto, já que todos os hotéis da cidade estão lotados em razão da conferência do G8. Outras situações muito mais inesperadas ainda estão para acontecer.

Onde Tudo Acontece (2006)

Em um café de Londres, a gerente Rachel demite o namorado infiel, Charlie, o cozinheiro, bem antes do movimento da hora do almoço. Sua vaga fica para o garçom, Tom, completamente sem qualificação para a função. Enquanto isso, clientes lidam com corações partidos, encontros ruins e ciúmes — sem falar da mãe maluca de uma das garçonetes. Rachel tenta escapar do caos trabalhando em um restaurante mais sofisticado que, infelizmente, escolheu exatamente aquele dia para observar suas ações.

Black Coffee (2007)

Black Coffee é um documentário canadense de 2007 que examina a complicada história do café e detalha sua influência política, social e econômica do passado até os dias atuais. O filme detalha como o café é a oitava mercadoria legal mais comercializada no mundo. É também a quarta mercadoria agrícola mais valiosa.

Café com amor (2011)

O filme acompanha uma semana da rotina dos frequentadores de Philly Grounds, um café no Oeste da Filadélfia. Lá, Claire (Jennifer Love Hewitt) é uma simpática garçonete que dá conselhos sobre amor, vida e carreira para os clientes do lugar. Ao mesmo tempo que encanta seu colega de trabalho, o solitário Todd (Daniel Eric Gold), ela também enfurece um traficante, Glenn (Jamie Kennedy). Mas o, aparentemente, pacífico e belo local também tem um misterioso lado e tudo pode mudar quando uma tragédia acontece.

Oh Boy (2012)

O jovem estudante de direito, Niko Fischer (Tom Schilling), desiste da universidade, e dois anos depois, vaga pelas ruas da cidade de Berlim, vivendo dos poucos trocados que lhe restam. Um desses dia, em uma cafeteria, tudo o que ele quer é tomar um simples café, mas acaba encontrando somente receitas elaboradas e caras. Enquanto isso, conversa com um senhor sobre sua infância na Segunda Guerra Mundial, reflete sobre suas escolhas e sobre seus relacionamentos: seu pai não entende porque ele abandonou os estudos, seu psiquiatra diz que ele está desequilibrado emocionalmente, sua namorada o deixou e uma mulher do passado reapareceu em sua vida.

Coffee Town (2013)

Um programador pede a ajuda de seus dois amigos para convencer os proprietários de sua cafeteria favorita – que também funciona como seu escritório – a não transformar seus negócios em um bar.

A Film About Coffee (2014)

Documentário gravado em lugares como fazendas em Honduras e Ruanda, além de cafeterias em Tóquio, no Japão, e Portland, Seattle, São Francisco e Nova York, nos Estados Unidos, traz o relato de agricultores, baristas e outros profissionais do setor sobre processos, preparos, sabores, origens e tendências que levam a um melhor café na xícara.

Procura-se o Amor (2014)

Donovan (Laura Vandervoort) é proprietária de uma loja de café da vizinhança. Como ela não consegue suceder no amor, o estabelecimento torna-se sua vida. Porém, o regresso de seu ex-namorado e um novo escritor na cidade abalará o coração da jovem. 

Caffeinated (2015)

O documentário conta a história do café através das perspectivas de pessoas que dedicaram suas vidas a ele.  Em cada etapa do processo, são as mãos que plantam a semente, que assam os grãos, que elaboram a bebida que faz de cada xícara de café uma história que vale a pena contar.

Barista (2015)


Barista é um documentário americano de 2015, dirigido por Rock Baijnauth. O filme segue cinco baristas, enquanto se preparam para o 2013 Barista Championship dos Estados Unidos. Os espectadores são introduzidos na elevação da bebida cotidiana, em uma cultura artesanal não muito diferente da cerveja e do vinho.

The Coffee Man (2016)

Conheça o extraordinário mundo do café, entendendo como funciona a competição internacional, onde a Sasa vai ganhar a qualquer custo, mesmo que contrabandeando leite australiano na alfândega americana para chegar ao sabor perfeito.

Café, um dedo de prosa (2017)

Um casal de amigos, apaixonados por café, encontram-se em uma cafeteria e iniciam uma conversa sobre a bebida mais popular do país, repleta de fatos históricos.

Café (2018)

Baristas dizem que o café tem três sabores: amargo, azedo e perfumado. Em três cantos diferentes do mundo, histórias são conectadas por esse elemento. Na Bélgica, durante um tumulto, a loja de Iraqi Hamed (Hichem Yacoubi) é saqueada. Seu precioso pote de café é roubado e ao descobrir o responsável ele decide fazer justiça com as próprias mãos. Na Itália, Renzo (Dario Aita), apaixonado barista, se envolve no roubo de uma fábrica e as coisas saem do controle. Na China, Ren Fei (Fangsheng Lu), gerente bem-sucedido, é designado para cuidar de fábrica que ameaça poluir um vale em Yunnan, bela região na fronteira com o Laos.

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.