Crítica: Amigos Para O Que Der E Vier

Para-o-Que-Der-e-Vier-poster
Quando você vê o pôster de Amigos Para O Que Der E Vier (Are You Here) com Zach Galifianakis (Se Beber, Não Case) e Owen Wilson (Uma Noite no Museu) no elenco é inevitável o público pensar que se trata de um novo filme de comédia, mas o diretor Matthew Weiner (Mad Men) quis transformar a produção em um drama sobre amizade e questões existenciais e com isso se perdeu.
A história nos apresenta o boa vida Steve Dallas (Owen Wilson), que trabalha na televisão como o homem do tempo, que junto com seu amigo de infância Ben Baker (Zach Galifianakis) vivem de forma desregrada com excesso de bebidas e drogas. Mas a mudança se dá quando Ben perde o pai, com quem não se dava bem, e precisa ir para uma cidadezinha do interior para acompanhar o velório e leva seu amigo junto. Lá eles reencontram sua irmã Terry (Amy Poehler) e conhecem sua jovem madrasta (Laura Ramsey). Na hora do testamento Ben é surpreendido com o desejo do pai, que o encarrega de cuidar da fazenda e negócios da família, algo em torno de US$ 2 milhões, mas para isso ele precisa amadurecer. Ben e Steve começam a conviver na casa do pai até que o herdeiro consiga tomar um rumo em sua vida.

are_you_here
A escolha dos comediantes faz com quem o público faça uma referência direta com o gênero de humor, contudo Amigos Para o que Der e Vier está mais inclinado para o drama, com algumas poucas risadas – principalmente no início do longa metragem. A ideia era apresentar que os personagens centrais são humanos e falhos, contudo a forte identificação com os atores não possibilita esta mudança. Owen Wilson se torna novamente repetitivo com um bon vivant, não trazendo nenhuma inovação a sua interpretação e Zach Galifianakis está tão marcado por seus papéis de burro tresloucado que não convence no papel de Ben quando precisa dar um rumo a sua vida. O único destaque fica para Laura Ramsey que consegue dar vida a adorável Laura.
Embora a produção de Matthew Viener tenha momentos engraçados quem espera dar boas risadas saíra decepcionado. O cineasta não busca investir no humor, o que interessa é apresentar a amizade masculina e sua reação durante a vida.
Assista o trailer:

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.