Crítica: O Escândalo

Você se lembra do caso de assédio que tomou conta dos noticiários americanos e envolvia o canal Fox News? Agora o caso deixou noticiários e foi parar no cinema com o filme Escândalo (Bombshell) que traz um grande elenco.

A adaptação é focada no caso de assédio sexual que tomou conta da Fox News e ganhou os noticiários em 2016 a partir da denúncia de Gretchen Carlson (Nicole Kidman). A narrativa se foca na perspectiva de três mulheres a Gretchen, Megyn Kelly (Charlize Theron) e Kayla Pospisil (Margot Robbie) que resolvem denunciar o CEO Roger Ailes (John Lithgow).

O filme é dirigido por Jay Roach (Austin Powers) e tem como base a denúncia de assédio sexual contra Roger Ailes, CEO da Fox News. A adaptação sobre o caso não é novidade pois já foi explorado em jornais, virou série de tv – The Loudest Voice – ganhou livro “The Loudest Voice in the Room” de Gabriel Sherman e tem sido tratado de forma indireta pela série “The Morning Show”, da Apple.

Apresentar a situação de forma inusitada é um desafio e Charles Randolph até tentou no roteiro, contudo se o início do filme o ritmo era frenético com grandes acontecimentos a Megyn Kelly, conforme a denúncia vai ganhando forma o longa se torna linear e alguns fatos passam muito rápido levando o espectador a se perder em algumas datas. Acho que o grande destaque está em dividir a história em três pontos de vista diferentes, de mulheres que sofreram com o assédio, dando espaço para cada uma narrar a sua própria história.

A escolha do elenco é um pois ao filme. O elenco possui nome de peso, mas as três mulheres Charlize Theron, Nicole Kidman e Margot Robbie estão fenomenais e merecem as indicações a tantos prêmios do cinema. A caracterização também ajuda na interpretação e Charlize Theron consegue personificar Megyn Kelly.

Escândalo está na lista do Oscar e foi indicado nas categorias Melhor Atriz, Atriz Coadjuvante e Melhor Cabelo e Maquiagem, contudo a história tem vários desdobramentos para um filme de duas horas e poderia explorar melhor as consequências e o real problema que é o assédio sexual.

Assista o trailer:

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.