Crítica: O Que Te Faz Mais Forte


Chega aos cinemas mais um filme que se foca em situação real para mostrar a superação. O Que Te Faz Mais Forte (Stronger) é o novo filme de David Gordon Green baseado no livro de mesmo nome, escrito por Jeff Bauman e Bret Witter, que conta a história de Jeff Bauman, um homem comum que se tornou simbolo de esperança após sobreviver ao atentado terrorista na maratona de Boston em 2013.
O filme apresenta a história de um homem que estava no lugar errado, na hora errada. Jeff Bauman (Jake Gyllenhaal) era um homem comum que foi até a maratona de Boston para tentar reconquistar a ex-namorada Erin (Tatiana Maslany). Contudo, o dia 15 de abril de 2013 marcou sua vida para sempre ao ser um dos sobreviventes ao atentato da maratona. Jeff foi ferido gravemente e perdeu as duas pernas e agora precisa recomeçar a sua vida.


O Que Te Faz Mais Forte é uma adaptação do livro de mesmo nome , escrito por Bret Witter e pelo próprio Bauman, a obra conta com direção de David Gordon Green (Joe) e apresenta a tragédia física e psicológica no qual Jeff passou. A direção utiliza diversos planos cinematográficos no qual o espetador mergulha na história através da mente do protagonista. O longa-metragem busca a superação e a trama funciona bem no inicio mostrando a vida pessoal e o tratamento de Jeff em busca de melhora física e mental, contudo com o passar do tempo o filme vai se tornando patriota demais com excessos de cenas e diálogos que buscam justificar a guerra. E o terceiro ato é repleto de diversas imagens clichês e panfletárias. O americano tem a necessidade de criar uma figura de herói midiático em momentos da crise, como os atentados. Jeff foi escalado para ser o herói no caso da Maratona de Boston, mesmo a contra gosto. “Eu sou um herói só por ter minhas pernas arrancadas?”, questiona.


O Que Te Faz Mais Forte conta com fortes atuações ao reproduzir a situação. Jake Gyllenhaal (O Abutre) dá vida ao protagonista Jeff Bauman e entrega uma atuação profunda que necessida de esforço físico. Tatiana Maslany (Orphan Black ), consegue se soltar da séria ao interpretar Erin, a namorada de Jeff. Outro destaque vai para Miranda Richardson (O Fantasma da Ópera) como Patty Bauman, a mãe de Jeff. A veterana é responsável por estabelecer uma tensão na relação com o filho..
O Que Te Faz Mais Forte, como o próprio nome diz é um fime que busca inspirar o espectador. Baseado em uma história real, o longa é forte, emocionante e seu desfecho é panfletário por reforçar o patriotismo americano exacerbado.
Assista o trailer:

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.