Dica do Em Cartaz: Chocolate

Quem resiste a um chocolate? Você é time chocolate branco, ao leite ou meio amargo? Dia 07 de julho é celebrado o Chocolate Day e a data registra a introdução deste doce na Europa, ainda no século 15.

Você sabia que este alimento feito do cacau tem vários benefícios? Entre eles: melhora o cognitivo, alivia o stress, combate à ansiedade, melhora o humor e combate à depressão.

Agora que tal pegar aquele seu chocolate preferido, se jogas no sofá e curtir alguns filmes para adoçar seu dia.

A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971)

Alugar na Apple TV, Google Play e Looke

Charlie Bucket (Peter Ostrum) é um menino pobre, que acha um dos cobiçados “bilhetes dourados” que dão direito a um carregamento vitalício de chocolates Wonka, além de poder conhecer a misteriosa fábrica de chocolates. Ele e mais quatro crianças passeiam pelo lugar, mas Willy Wonka (Gene Wilder), o dono da fábrica, não é uma pessoa bacana e sim uma figura manipuladora. As crianças, ao mesmo tempo em que mergulham de cabeça nos seus desejos, pagam um preço por isso.

Como Água Para Chocolate (1992)

Assista no Amazon Prime Vídeo e no TelecinePlay

Tita (Lumi Cavazos) nasceu na cozinha do rancho de sua família, quando sua mãe (Regina Torné) estava cortando cebolas. Logo em seguida seu pai morre de um ataque cardíaco fulminante, por ter sua paternidade questionada. Com isso Tita é vítima de uma tradição local, que diz que a filha mais nova não pode se casar para que cuide da mãe até sua morte. Ao crescer Tita se apaixona por Pedro Muzquiz (Marco Leonardi), que deseja se casar com ela. Sua mãe veta o matrimônio, devido à tradição, e sugere que ele se case com Rosaura (Yareli Arizmendi), a irmã dois anos mais velha de Tita. Pedro aceita, pois apenas assim poderá estar perto de Tita.

Chocolate (2000)

Assista no GloboPlay

Charlie Bucket (Peter Ostrum) é um menino pobre, que acha um dos cobiçados “bilhetes dourados” que dão direito a um carregamento vitalício de chocolates Wonka, além de poder conhecer a misteriosa fábrica de chocolates. Ele e mais quatro crianças passeiam pelo lugar, mas Willy Wonka (Gene Wilder), o dono da fábrica, não é uma pessoa bacana e sim uma figura manipuladora. As crianças, ao mesmo tempo em que mergulham de cabeça nos seus desejos, pagam um preço por isso.

A Guerra do Chocolate (2002)


Uma nova lei proíbe o consumo e a fabricação de chocolates de uma pequena e pacata cidade. Inconformados com as novas regras, dois adolescentes, Mike e Jason procuram a ajuda da senhora Bubby, proprietária de uma doceria, que acaba cedendo o subsolo de sua loja para a produção e venda ilegal de chocolates. Porém, os planos falham quando a polícia do chocolate descobre o segredo. Agora eles terão duas escolhas: aceitar as novas leis, ou lutar para tentar derrubá-las com a ajuda de todos que são contra esta nova política.

Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)

Assista no Netflix

Willy Wonka (Johnny Depp) é o excêntrico dono da maior fábrica de doces do planeta, que decide realizar um concurso mundial para escolher um herdeiro para seu império. Cinco crianças de sorte, entre elas Charlie Bucket (Freddie Highmore), encontram um convite dourado em barras de chocolate Wonka e com isso ganham uma visita guiada pela lendária fábrica de chocolate, que não era visitada por ninguém há 15 anos. Encantado com as maravilhas da fábrica, Charlie fica cada vez mais fascinado com a visita.

Lições de Chocolate (2007)

Mattia (Luca Argentero), um executivo com uma promissora carreira está prestes a fechar o maior negócio de sua vida profissional. Tudo vai bem até Kamal (Hassani Shapiro), um empregado contratado ilegalmente, cai de um andaime sofrendo uma fratura óssea e ameaça processar Mattia. Para não denunciar o migrante dá o seu chefe o chance de tomar o seu lugar em um curso avançado para confeiteiro. Esta é a razão pela qual Kamal começou a viajar para a Itália, a esperança de realizar seu sonho de abrir sua própria padaria. Mattia, um iniciante na cozinha, não tem outra escolha a não ser tomar o lugar de Kamal na escola e fingir ser ele. Em meio de risos e receitas deliciosas, Mattia descobre a maneira de juntar duas culturas diferentes.

Mary e Max (2009)

Mary Daisy Dinkle (Toni Collette) é uma menina solitária de oito anos, que vive em Melbourne, na Austrália. Max Jerry Horovitz (Philip Seymour Hoffman) tem 44 anos e vive em Nova York. Obeso e também solitário, ele tem Síndrome de Asperger. Mesmo com tamanha distância e a diferença de idade existente entre eles, Mary e Max desenvolvem uma forte amizade, que transcorre de acordo com os altos e baixos da vida.

Românticos Anônimos (2010)

Angélique Delange (Isabelle Carré) é uma talentosa confeiteira, que faz chocolates requintados reconhecidos por público e crítica especializada. Entretanto, como fica ansiosa quando olham para ela, Angélique prefere o anonimato e finge ser apenas uma entregadora. Sem emprego, ela consegue trabalho na Fábrica de Chocolates, que está à beira da falência. Só que, ao contrário do que imaginava a princípio, consegue a vaga de representante comercial da empresa. Ela pensa em pedir a mudança de cargo, mas é surpreendida com o convite para jantar de Jean-René Van Den Hudge (Benoît Poelvoorde), dono da empresa. O problema é que Jean-René, assim como Angélique, é extremamente tímido e possui muitas dificuldades em manter contato com outras pessoas.

Hop – Rebelde Sem Páscoa (2011)

Assista no TelecinePlay

Junior (Russell Brand) é um coelho que adora tocar bateria e sonha em fazer sucesso com a música, mas seu pai (Hugh Laurie) deseja que ele dê continuidade à tradição de tornar-se o Coelho da Páscoa, seguida há quatro mil anos. Ele tenta convencer o pai de seu sonho, mas ele não lhe dá ouvidos. Desta forma, Junior parte para Hollywood, onde acredita que poderá enfim se tornar um grande astro. Ao chegar ele é quase atropelado por Fred Lebre (James Marsden), um jovem que tem sido pressionado pela família para que enfim consiga um emprego. Após a surpresa inicial por encontrar um coelho falante, Fred aceita levá-lo até a mansão que está cuidando, enquanto o dono está viajando. Lá eles se tornam amigos, com Fred ajudando Junior a conseguir espaço no cenário musical. Enquanto isso, o pai de Junior envia as boinas rosas no encalço do filho, sem perceber que uma conspiração está sendo organizada contra si.

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.