Dica do Em Cartaz: Dia do Escritor

Neste sábado (25) é comemorado o Dia do Escritor. O ex-ministro da Educação e Cultura Pedro Paulo Penido, em 1960, criou a data para homenagear escritoras e escritores brasileiros. A escolha dessa data deve-se à realização do I Festival do Escritor Brasileiro, patrocinado pela União Brasileira de Escritores (UBE), que ocorreu em 25 de julho de 1960.

O Em Cartaz valoriza os escritores e por isso preparou uma lista de filmes que saíram do papel para ganhar as telonas e estão disponíveis nos serviços de streaming. Que tal comparar as obras literárias com as cinematográficas?

Harry Potter (2001)

Assista no Telecine

Um dos maiores sucessos do cinema atual é Harry Potter que é uma adoração da série de livros de JK Rowling. Os filmes, que duraram 10 anos, narram as aventuras de Harry Potter que descobre aos 11 anos de idade que é um bruxo ao ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, mas os desafios estão só começando.

Senhor dos Anéis (2001)

Assista no Netflix, Telecine e Amazon Prime

A trilogia escrita por J. R. R. Tolkien ganhou ainda mais força no cinema ao contar a história fantasiosa que se passa na terra média e apresenta a trajetória de Frodo, um hobbit, que recebe um anel do tio, Bilbo, que proporcionava poderes ao dono. Frodo precisa proteger a jóia para que não caia em mãos erradas.

As Crônicas de Nárnia (2005)

Assista no Netflix e Telecine

As Crônicas de Nárnia, de C.S. Lewis, são contadas ao longo de sete livros, mas apenas três deles viraram filmes até agora: As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian e A Viagem do Peregrino da Alvorada.

A série apresenta jornadas de crianças que contem algo em comum, todas descobrem um reino mágico e fantástico chamado Nárnia, onde os animais possuem o dom da fala e seguem o Grande Leão, Aslam.

Crepúsculo (2008)

Assista no Amazon Prime e Telecine

A série de livros de Stephenie Meyer se tornou um grande sucesso com Crepúsculo que conta a história de Bella que tem que se adaptar à nova vida.

Querido John (2019)

Assista no HBO Go, Apple TV e Google Play

Nicholas Sparks é um dos autores que mais tem filmes que viraram adaptação cinematográfica. São onze filmes adaptados: Uma Carta de Amor, Um Amor Para Recordar, Diário de Uma Paixão, Noites de Tormenta, Querido John, A Última Música, Um Homem de Sorte, Um Porto Seguro, O Melhor de Mim, Uma Longa Jornada e A Escolha.

Em Querido John conhecemos John Tyree um jovem soldado que está em casa, licenciado. Um dia ele conhece Savannah Curtis, uma universitária idealista em férias, por quem se apaixona. Eles iniciam um relacionamento, só que logo John precisará retornar ao trabalho. Dentro de um ano ele terminará o serviço militar, quando poderão enfim ficar juntos. Neste período eles trocam diversas cartas, onde cada um conta o que lhe acontece a cada dia.

Um Dia (2011)

Assista no Google Play

O romance de David Nicholls foi adaptado para o cinema e mostra os encontros e desencontros de Emma e Dexter ao longo de vinte anos. Quando o dia 15 de julho de 1988 nasce, os dois seguem caminhos diferentes, mas já está feito: por mais que briguem, escolham estilos de vida diferentes ou lutem por ideais opostos, os destinos de Dex e Em estão irremediavelmente ligados.

Jogos Vorazes (2012)

Assista no Amazon Prime

The Hunder Games, de Suzanne Collins, é uma trilogia que foi adaptada para a telona. A saga se passa num futuro distante, quando a América do Norte é extinta e transformada em 13 distritos. Nessa nova realidade, dois jovens de cada distrito, entre 12 e 18 anos, são escolhidos para participar de um reality show mortal – um misto de entretenimento e intimidação do governo.

No programa, chamado Jogos Vorazes, os adolescentes devem lutar um contra o outro até que reste apenas um sobrevivente.

A Menina Que Roubava Livros (2013)

Assista na Globo Play e Apple TV

Filme baseado no best-seller do escritor Markus Zusak conta a história de uma menina que, em meio aos horrores da Segunda Grande Guerra, encontra refúgio lendo e compartilhando os livros que rouba.

Garota Exemplar (2014)

Assista no Netflix

O suspense Garota Exemplar é uma adaptação do livro Gillian Flynn. Na manhã do quinto aniversário de casamento, Amy desaparece da nova casa, às margens do rio Mississippi. Tudo indica se tratar de um sequestro, e Nick imediatamente chama a polícia, mas logo as suspeitas recaem sobre ele. Exibindo uma estranha calma e contando uma história bem diferente da relatada por Amy em seu diário, ele parece cada dia mais culpado, embora continue a alegar inocência.

A Culpa é das Estrelas (2014)

Assista no Telecine 

Se você quer um filme para chorar A Culpa das Estrelas é a escolha. O filme é uma adaptação do livro de John Green e conta a história de dois adolescentes que se conhecem em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer. Em meio às fatalidades de suas vidas, Hazel e Gus descobrem juntos um mundo apaixonante e extraordinário.

Como Eu Era Antes de Você (2016)

Assista no Netflix e Telecine

O filme é inspirado no primeiro livro da trilogia Como eu era antes de você, da Jojo Moyes. Você acompanha Louisa Clark, que acabou de perder o emprego no café em que trabalhava. Precisando do dinheiro para ajudar sua família, ela aceita trabalhar como cuidadora de um tetraplégico na casa da família Traynor. Lá, ela deve ajudar o mal-humorado Will, que desconta em todos à sua volta o ressentimento por estar preso em uma cadeira de rodas. Contudo, embora não desconfiem, eles vão marcar para sempre a vida um do outro.

Extraordinário (2017)

Assista no Google Play

Adaptação da obra de R.J. Palácio fez sucesso como obra literária e como filme ao contar a história de Auggie, que nasceu com uma deformidade facial, e agora precisa encarar a escola.

Assassinato no Expresso Oriente (2017)

Assista na Apple TV e Google Play

A escritora Agatha Christie se destacou por suas histórias policiais. A adaptação de Assassinato no Expresso Oriente já ganhou duas versões cinematográficas e apresenta o detetive Hercule Poirot que embarca de última hora no trem Expresso do Oriente e precisa desvendar a morte de Edward Ratchett.

It- A Coisa (2017)

Assista no Telecine

É só uma das milhares de adaptações dos livros de Stephen King. Um grupo de sete adolescentes de Derry, uma cidade no Maine, formam o auto-intitulado “Losers Club” – o clube dos perdedores. A pacata rotina da cidade é abalada quando crianças começam a desaparecer e tudo o que pode ser encontrado delas são partes de seus corpos. Logo, os integrantes do “Losers Club” acabam ficando face a face com o responsável pelos crimes: o palhaço Pennywise.

Com Amor, Simon (2018)

Assistir no Google Play e Apple TV

A adaptação cinematográfica do livro, ‘Simon vs. a agenda Homo Sapiens, de Becky Albertalli apresenta o dilema de um menino de 16 anos que é gay, mas não sabe como falar sobre o assunto com a família e os amigos. Ele entende que não há nada de errado nisso, mas tem medo de que as coisas fiquem diferentes com as pessoas que ama.

Adoráveis Mulheres (2019)

Assista na Apple TV e Google Play

O livro Mulherzinhas, de Louisa May Alcott, foi publicado em 1868, mas sua história continua fazendo sucesso até os dias de hoje. A publicação já teve diversas adaptações cinematográficas, a última foi lançada em 2019, Adoráveis Mulheres, que se passa no período da Guerra Civil Americana (1861-1865) e acompanha a transição da infância para a vida adulta das quatro irmãs da família March: Jo, Amy, Meg e Beth.

Ela Disse, Ele Disse (2019)


Assista no Google Play e Apple TV

Thalita Rebouças é muito conhecida pelo público jovem e seus livros tem ganhado ainda mais força em adaptações para o cinema. Quatro livros já foram para a telona: É Fada!, Fala Sério, Mãe!, Tudo por Um Pop Star e Ela Disse, Ele Disse.

Em Ela Disse, Ele Disse é um drama adolescente que conta a história de Rosa e Léo, dois novos alunos que enfrentam os desafios da idade.

Séries

Objetos Cortantes

Assista na HBO GO

Sharp Objects: Objetos cortantes é inspirado no thriller psicológico de Gillian Flynn e acompanhamos a história de Camille Preaker, uma jornalista recém-saída de um hospital psiquiátrico que precisa encarar as feridas do passado e retornar à cidade natal para investigar o assassinato e o desaparecimento de duas meninas. Agora, além de se ver obrigada a lidar com sua família disfuncional e seus demônios internos, Camille vai descobrir segredos perturbadores capazes de deixar qualquer um sem fôlego.

Little Fires Everywhere

Assista no Amazon Prime

A série produzida por Reese Witherspoon e Kerry Washington é baseada no best-seller homônimo da autora Celeste Ng. A trama começa com um misterioso incêndio na casa dos Richardson, uma das famílias mais importantes de Shaker Heights. No bairro que beira a perfeição, onde tudo é cuidadosamente planejado, a chegada de uma nova moradora fez com que segredos profundos sejam revelados, abalando as estruturas do local e mostrando que as primeiras faíscas desse episódio surgiram há mais tempo do que se poderia imaginar.

Big Little Lies

Assista no HBO Go

A série é inspirada no livro Three Wishes, de Liane Moriarty e narra os acontecimentos que deram origem à catastrófica festa oferecida aos pais dos alunos do jardim de infância da escola de Pirriwee.

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.