Dica do Em Cartaz: Dia do Rock

Aproveitar que hoje, 13, é Dia do Rock para assistir a filmes sobre o gênero disponível no streaming? O Em Cartaz prestou uma lista para você matar a saudade dos shows!

O Dia Mundial do Rock é celebrado no dia 13 de julho, pois foi nesta data em 1985 que aconteceu o megafestival beneficente Live Aid que aconteceu simultaneamente em Londres, Inglaterra, Filadélfia e nos Estados Unidos e reuniu Queen, Mick Jagger, Keith Richards, Elton John, Paul McCartney, David Bowie e U2.

The Rocky Horror Picture Show (1975)

Assista no TelecinePlay e Google Play

Influenciado pelo matrimônio de um grande amigo, Brad Majors (Barry Bostwick) decide pedir sua noiva, Janet Weiss (Susan Sarandon), em casamento. Antes da cerimônia eles partem em uma viagem de carro, mas acabam se perdendo. Para piorar a situação, o carro quebra e está chovendo bastante. Eles vão até um castelo próximo em busca de ajuda e são recepcionados por Riff Raff (Richard O’Brien), o criado do dr. Frank N Furter (Tim Curry), dono do local. Brad e Janet estranham o visual e o comportamento de todos, sem imaginar que Frank N Furter dedica a vida à libido e o prazer. Seu novo plano é criar um homem musculoso, Rocky (Peter Hinwood), que possa atender aos seus anseios sexuais.


O Último Concerto do Rock (1978)

Assista no Telecine 


O último concerto da banda canadense The Band. Era para ser apenas um show de despedida, mas acabou por tomar dimensões muito maiores, e virou uma celebração. Imagens da apresentação, que contaram com a participação de Neil Young, Bob Dylan e outros, se intercalam com curtas entrevistas com os membros da banda, com especial atenção para Robbie Robertson.


Detroit Rock City (1999)

Assista no Netflix


Em 1978, quatro adolescentes embarcam numa louca aventura pelas estradas americanas rumo ao show de sua banda favorita, o KISS, na cidade de Detroit. Levados pela paixão pelo grupo de rock, nada poderá impedir o grupo de assistir ao grandioso espetáculo.


Quase Famosos (2000)

Assista no Google Play

Um fã ávido por rock’n’roll consegue um trabalho na revista americana Rolling Stone, para acompanhar a banda Stillwater em sua primeira excursão pelos Estados Unidos. Porém, quanto mais ele vai se envolvendo com a banda, mais vai perdendo a objetividade de seu trabalho e logo estará fazendo parte do cenário rock dos anos 70.


Rock Star (2001)

Assista no HBO Go

Em meio aos anos 80, Chris Coles (Mark Wahlberg) trabalha como vendedor em uma loja ao mesmo tempo em que é vocalista de uma banda cover de seu grupo de heavy metal predileto, o Steel Dragons. Até que sua vida muda por completo quando o vocalista da banda deixa o grupo e os demais integrantes o convidam para substituí-lo.

 

Escola do Rock (2003)

Assista no TelecinePlay e Google Play


Dewey Finn (Jack Black) é um músico que acaba de ser demitido de sua banda. Cheio de dívidas para pagar e sem ter o que fazer, ele aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida. Logo Dewey se torna um exemplo para seus alunos, sendo que alguns deles se juntam ao professor para montar uma banda local, sem o conhecimento de seus pais.


The Runaways – Garotas do Rock (2010)

Assista no Claro Vídeos

Joan Jett (Kristen Stewart) tinha o sonho de montar uma banda de rock, formada apenas por mulheres. Ela encontra apoio em Cherrie Currie (Dakota Fanning), que integra a banda, e no empresário Kim Fowley (Michael Shannon). Com ele as integrantes da banda The Runaways levam uma vida desajustada e, apesar de apresentarem um som cru, alcançam o sucesso graças ao talento de Joan e o visual sensual de Cherie.


Somos Tão Jovens (2013)

Assista no Google Play

Somos Tão Jovens se passa em Brasília, 1973 e acompanha Renato (Thiago Mendonça), que acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.

 

Bohemian Rhapsody (2018)

Assista no Google Play

Freddie Mercury (Rami Malek) e seus companheiros Brian May (Gwilyn Lee), Roger Taylor (Ben Hardy) e John Deacon (Joseph Mazzello) mudam o mundo da música para sempre ao formar a banda Queen, durante a década de 1970. Porém, quando o estilo de vida extravagante de Mercury começa a sair do controle, a banda tem que enfrentar o desafio de conciliar a fama e o sucesso com suas vidas pessoais cada vez mais complicadas.

 

Verão (2018)

Assista no TelecinePlay


No verão de 1981, o rock underground chegava na Rússia Soviética, mais precisamente em Leningrado, onde hoje localiza-se a cidade de St. Petersburg. Sob a influência de artistas internacionais, como Led Zeppelin e David Bowie, o rock vibrava na cidade, marcando o nascimento de uma nova geração de artistas independentes. O jovem Viktor Tsoi (Teo Yoo) ganhou fama internacional e tornou-se o primeiro grande representante russo do gênero. Além da música, ele também ficou conhecido pelas polêmicas relacionadas a sua vida pessoal, como o triângulo amoroso que viveu junto com o seu mentor musical, Mike (Roman Bilyk), e a esposa dele, Natasha (Irina Starshenbaum).

 

Rocketman (2019)

Assista no TelecinePlay e Google Play


A trajetória de como o tímido Reginald Dwight (Taron Egerton) se transformou em Elton John, ícone da música pop. Desde a infância complicada, fruto do descaso do pai pela família, sua história de vida é contada através da releitura das músicas do superstar, incluindo a relação do cantor com o compositor e parceiro profissional Bernie Taupin (Jamie Bell) e o empresário e o ex-amante John Reid (Richard Madden).


Yesterday (2019)

Assista no TelecinePlay e Google Play

Após sofrer um acidente, um cantor-compositor (Himesh Patel) acorda numa estranha realidade, onde ele é a única pessoa que lembra dos Beatles. Com as músicas de seus ídolos, o protagonista se torna um sucesso gigante, mas a fama tem seu preço.

 

The dirt – Confissões do Mötley Crüe (2019)

Assista no Netflix

Considerada uma das mais importantes bandas da história do Glam Metal, Mötley Crüe foi responsável por dar rosto a uma vertente do Rock que, até então, não era muito bem vista pelo público em geral. Vivendo no ápice do estrelato nas décadas de 80 e 90, seus membros vivenciaram todo o glamour de ser um rockstar — até nos momentos mais improváveis.


Documentário

Rock Brasília – Era de ouro (2011)

Assista na Apple TV

Documentário nacional sobre a trajetória do cenário rock/musical de Brasília nos anos 80, desde os primórdios, das bandas embrionárias até o estouro nacional de Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude. Com depoimentos de diversos músicos, familiares e personalidades importante, o filme revela detalhes sobre a chamada Era de Ouro da cidade e a origem de diversos grupos.


The Rolling Stones: Crossfire hurricane (2012)

Assista no Netflix

Um olhar cronológico sobre os Rolling Stones, desde o início da carreira musical. Com imagens de arquivo e comentários dos integrantes, diversos momentos marcantes da banda são relembrados, como a turnê americana e o desastre de Altamont, o abandono da imagem de “bad boys” e a morte de Brian Jones.

 

Raul Seixas, em Raul: O início, o fim e o meio (2012)

Assista no Netflix e Google Play

Trajetória do conhecido cantor e compositor, polêmico, ícone e criador da “sociedade alternativa” ao lado parceiro inseparável, hoje escritor, Paulo Coelho. Um raio x do astro do rock brasileiro através de documentos, depoimentos de familiares, ex-esposas, filhas, amigos, músicos e compositores.

 

Sepultura: Endurence (2017)

Assista no Netflix e Google Play


Criada em plenos anos 1980, no cenário underground do metal em Belo Horizonte, a banda Sepultura nasceu a partir dos irmãos Max e Iggor Cavallera para, após a entrada do guitarrista Andreas Kisser, alcançar popularidade mundial. O documentário acompanha a jornada da banda ao longo de seus 30 anos de vida, retratando os discos mais emblemáticos e as mudanças provocadas devido à saída, em momentos distintos, de seus músicos fundadores.

 

Barão Vermelho – Por que a gente é assim? (2017)

Assista no Netflix

A banda de rock brasileira, Barão Vermelho, nasceu em 1981 e conquistou uma legião de fãs por todo o país. A partir de depoimentos de músicos do movimento chamado BROCK, o documentário traz relatos sobre momentos desconhecidos pelo grande público, o processo criativo do grupo e a parceria de Frejat e Cazuza, além da morte precoce do antigo vocalista.

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.