Dica do Em Cartaz: Enfermeiros

Que tal homenagear os profissionais da saúde? Estes profissionais que estão na linha de frente no combate ao Covid-19.

Faça a sua parte e se puder fique em casa enquanto enfermeiros e demais profissionais da saúde precisam sair para trabalhar.

Para te ajudar a passar o tempo em casa e em segurança preparamos uma lista de filmes em homenagem a estes profissionais. Faça você também a sua homenagem!

Um Estranho no Ninho (1975)

Randle Patrick McMurphy (Jack Nicholson), um prisioneiro, simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais. Lá estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched (Louise Fletcher), mas não tem idéia do preço que irá pagar por desafiar uma clínica “especializada”.

 

A História de Florence (1985)

Florence Nightingale é considerada a criadora da enfermagem. Embora rica e bem-nascida, ela se dedicou ao tratamento dos feridos, principalmente os da Guerra da Crimeia, onde foi enfermeira-chefe das enfermeiras britânicas.

 

E a Vida Continua (1993)

No início dos anos 1980, surgiu uma misteriosa doença. Uma pesquisa independente conseguiu identificar o vírus transmissor da doença e a batizou de HIV. Este drama documental conta a história da mais devastadora epidemia do século 20: a AIDS.


Casos e Casamentos (1995)

Gwyn Marcus (Sarah Jessica Parker) está noiva e é pressionada para se casar, mas mostra-se insegura pois ao seu redor vê diversos casos de infidelidade, incluindo sua própria mãe, Nina (Mia Farrow), que é amante de Antonio (Antonio Banderas), um enfermeiro cubano que cuida da sua avó. Vic Marcus (Paul Mazursky), seu pai, não fica atrás, pois há vários anos tem um affair. Isto sem contar Jordan Marcus (Kevin Pollak), seu irmão, que transou com Kaia (Naomi Campbell), a mulher do seu sócio, e Leslie Marcus (Carla Gugino), sua irmã, que já tem um caso com Mitchell (Jeremy Piven), apesar de estar casada há poucos meses.

O Paciente Ingles (1996)

No final da Segunda Guerra Mundial, um desconhecido (Ralph Fiennes) que teve queimaduras generalizadas quando seu avião foi abatido e é conhecido apenas como o paciente inglês acaba recebendo os cuidados de uma enfermeira canadense (Juliette Binoche). Gradativamente ele começa a narrar o grande envolvimento que teve com a mulher (Kristin Scott Thomas) do seu melhor amigo (Colin Firth) e de como este amor foi fortemente correspondido. Mas da mesma forma que determinadas lembranças lhe surgem na mente, outros detalhes parecem não vir a lembrança, como se ele quisesse que tais fatos continuassem enterrados e esquecidos.

 

Patch Adams (1998)

Em 1969, após tentar se suicidar, Hunter Adams (Robin Williams) voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar dele ser o primeiro da turma.

 

Garota, Interrompida (1999)

Em 1967, após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen (Winona Ryder) foi diagnosticada como vítima de “Ordem Incerta de Personalidade” – uma aflição com sintomas tão ambíguos que qualquer garota adolescente pode ser enquadrada. Enviada para um hospital psiquiátrico, ela conhece um novo mundo, repleteo de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa (Angelina Jolie), uma charmosa sociopata que organiza uma fuga.

 

A Enfermeira Betty (2000)

Betty Sizemore (Renée Zellweger) uma garçonete que mora em uma pequena cidade e vive sonhando com seu verdadeiro amor: David Ravell (Greg Kinnear), o médico da novela “Uma Razão Para Amar”, que ela assiste todos os dias. Só que, depois de testemunhar o assassinato de seu marido, numa transação de drogas que saiu errada, Betty começa a viver como se estivesse dentro de sua novela predileta, quando se transforma da garçonete Betty para a enfermeira Betty. Resolve então partir rumo a Hollywood para encontrar o médico dos seus sonhos, mas passa a ser perseguida pelos traficantes que mataram seu marido e, principalmente, por um impiedoso pistoleiro (Morgan Freeman).

 

A Princesa e o Guerreiro (2000)

Sissi (Franka Potente) é uma jovem enfermeira que leva uma vida pacata e devotada aos seus pacientes. Após ser atropelada por um caminhão ela é salva por Bodo (Benno Fürmann), um ex-soldado que foi o responsável pelo acidente. Ele faz uma traqueostomia e a leva para o hospital, desaparecendo em seguida. A enfermeira fica loucamente apaixonada, achando que encontrou seu príncipe encantado, e passa as semanas seguintes a procurá-lo. Quando finalmente encontra o rapaz, é rejeitada ­ mas, como não desiste, descobre o passado sombrio de Bodo e seu mirabolante projeto: assaltar um banco em parceria com seu irmão Walter (Joachim Król).

 

Pearl Harbor (2001)


Pouco antes do bombardeio japonês em Pearl Harbor, dois amigos que são como irmãos um para o outro se envolvem de maneira distinta nos eventos que fazem com que os Estados Unidos entrem na 2ª Guerra Mundial. Enquanto que Rafe (Ben Affleck) se apaixona pela enfermeira Evelyn (Kate Beckinsale) e decide se alistar na força americana que lutará na 2ª Guerra Mundial, em Londres, Danny (Josh Hartnett) torna-se piloto da Força Aérea dos Estados Unidos e permanece no país. Após a notícia de que Rafe morrera em um dos combates que travava contra os alemães, Danny e Evelyn se aproximam e terminam se apaixonando.

 

Bicho de Sete Cabeças (2001)

Seu Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto (Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.

 

Fale com Ela (2002)

Em Madri, vive Benigno Martin (Javier Cámara), um enfermeiro cujo apartamento fica em frente a academia de balé comandada por Katerina Bilova (Geraldine Chaplin). Ele fica na janela da sua casa observando os ensaio com especial atenção a uma das estudantes de Katerina, Alicia Roncero (Leonor Watling). Quando Alicia é ferida em um acidente de carro, acaba internada no hospital onde ele trabalha. Benigno cuida dela, em coma, com um cuidado acima do normal.

Mar Adentro (2004)

Ramón Sampedro (Javier Bardem) é um homem que luta para ter o direito de pôr fim à sua própria vida. Na juventude ele sofreu um acidente, que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 28 anos. Lúcido e extremamente inteligente, Ramón decide lutar na justiça pelo direito de decidir sobre sua própria vida, o que lhe gera problemas com a igreja, a sociedade e até mesmo seus familiares.


O Escafandro e a Borboleta (2007)

Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric) tem 43 anos, é editor da revista Elle e um apaixonado pela vida. Mas, subitamente, tem um derrame cerebral. Vinte dias depois, ele acorda. Ainda está lúcido, mas sofre de uma rara paralisia: o único movimento que lhe resta no corpo é o do olho esquerdo. Bauby se recusa a aceitar seu destino. Aprende a se comunicar piscando letras do alfabeto, e forma palavras, frases e até parágrafos. Cria um mundo próprio, contando com aquilo que não se paralisou: sua imaginação e sua memória.

 

Mãos Talentosas (2009)

Ben Carson (Cuba Gooding Jr.), menino pobre de Detroit, sempre levou uma vida desmotivada, já que tirava notas baixas e não tinha perspectivas de um grande futuro. O que ele e os que estavam ao redor não esperavam era que ele se tornaria um neurocirurgião de fama mundial.


Intocáveis (2011)

Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabele, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.

 

Terapia de Risco (2013)

A trama gira em torno da jovem Emily Hawkins (Rooney Mara), que acaba de ver o marido (Channing Tatum) ser libertado da prisão por um crime de colarinho branco. Mesmo aliviada, Emily tem crises de depressão e busca a ajuda de medicamentos prescritos para conter a ansiedade. Ela também busca amparo num tratamento psicológico, lidando com  profissionais (Jude Law e Catherine Zeta-Jones). O tratamento, por mais que comece de forma positiva, vai gerar consequências inesperadas na vida da jovem.

 

Para Sempre Alice (2014)

A Dra. Alice Howland (Julianne Moore) é uma renomada professora de linguistica. Aos poucos, ela começa a esquecer certas palavras e se perder pelas ruas de Manhattan. Ela é diagnosticada com Alzheimer. A doença coloca em prova a a força de sua família. Enquanto a relação de Alice com o marido, John (Alec Baldwinse), fragiliza, ela e a filha caçula, Lydia (Kristen Stewart), se aproximam.


Como Eu Era Antes de Você (2016)

Em Como Eu Era Antes de Você, o rico e bem sucedido Will (Sam Claflin) leva uma vida repleta de conquistas, viagens e esportes radicais até ser atingido por uma moto. O acidente o torna tetraplégico, obrigando-o a permanecer em uma cadeira de rodas. A situação o torna depressivo e extremamente cínico, para a preocupação de seus pais (Janet McTeer e Charles Dance). É neste contexto que Louisa Clark (Emilia Clarke) é contratada para cuidar de Will. De origem modesta, com dificuldades financeiras e sem grandes aspirações na vida, ela faz o possível para melhorar o estado de espírito de Will e, aos poucos, acaba se envolvendo com ele.


Greta (2019)

Pedro (Marco Nanini) é um enfermeiro de 70 anos que trabalha em um hospital público de Fortaleza. Sua melhor amiga é Daniela (Denise Weinberg), artista transexual que enfrenta graves problemas de saúde. Quando ela precisa ser internada, mas não encontra leito disponível, Pedro sequestra um paciente recém-chegado, Jean (Démick Lopes), e o abriga em sua casa. Inicialmente, o enfermeiro tem medo do rapaz agressivo, que se esconde da polícia por ter assassinado um homem a facadas. Depois, nasce entre eles uma relação de cumplicidade e afeto.

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.