Dica do Em Cartaz: Filmes Japoneses

Você sabia que hoje, 18 de junho, é uma data muito importante para os descendentes de japoneses? Em 25 de julho de 2005 foi instituída a data da Imigração Japonesa ou Dia Nacional da Imigração Japonesa que é comemorado em 18 de junho e faz referência ao dia em que o primeiro navio aportou ao Brasil com imigrantes japoneses, no porto de Santos, em São Paulo, em 1908. Kasato Maru, o primeiro navio a trazer imigrantes do Japão, chegou em Santos transportando 781 japoneses depois de uma viagem de 52 dias em alto-mar.

Atualmente, estima-se que haja mais de um milhão de nipo-brasileiros, cuja maioria reside nos estados de São Paulo e do Paraná.

Para homenagear o Dia da Imigração Japonesa separamos alguns filmes, séries e doramas japoneses que está presente no Netflix. Confira:

Meu Amigo Totoró (1988)

Mei é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a leva a um lendário espírito da floresta, conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta, e só o grande e fofo Totoro pode ajudá-la a achar o caminho de volta para casa.

Akira (1988)

Uma grande explosão fez com que Tóquio fosse destruída em 1988. Em seu lugar foi construída Neo Tóquio, que, em 2019, sofre com atentados terroristas por toda a cidade. Kaneda (Mitsuo Iwata) e Tetsuo (Nozomu Sasaki) são amigos que integram uma gangue de motoqueiros. Eles disputam rachas violentos com uma gangue rival, os Palhaços, até que um dia Tetsuo encontra Takashi (Tatsuhiko Nakamura), uma estranha criança com poderes que fugiu do hospital onde era mantido como cobaia. Tetsuo é ferido no encontro e antes de receber a ajuda dos amigos é levado por integrantes do exército, liderados pelo coronel Shikishima (Tarô Ishida). A partir de então Tetsuo passa a desenvolver poderes inimagináveis, o que faz com que seja comparado ao lendário Akira, responsável pela explosão de 1988. Paralelamente, Kaneda se interessa por Kei (Mami Koyama), uma garota envolvida com espiões que tenta decifrar o enigma por trás das cobaias controladas pelo exército.

 

Ghost in the Shell: O Fantasma do Futuro (1995)

O mundo se tornou um local altamente informatizado, a ponto dos seres humanos poderem acessar extensas redes de informações com seu ciber-cérebros. A agente cibernética Major Motoko é a líder da unidade de serviço secreto Esquadrão Shell, que combate o crime. Motoko foi tão modificada que quase todo seu corpo já é robótico. De humano só teria sobrado um “fantasma de si mesma”. O governo informa o grupo de que o famoso hacker conhecido “Mestre das marionetes”, especialista em invadir e controlar o ciber-cérebro das pessoas, está no Japão. Agora, Motoko e sua equipe terão que caçar este criminoso, e vão acabar se envolvendo em uma trama de conspirações, que atinge interesses da alta cópula da política.

A Viagem de Chihiro (2001)

Chihiro é uma garota de 10 anos que acredita que todo o universo deve atender aos seus caprichos. Ao descobrir que vai se mudar, ela fica furiosa. Na viagem, Chihiro percebe que seu pai se perdeu no caminho para a nova cidade, indo parar defronte um túnel aparentemente sem fim, guardado por uma estranha estátua. Curiosos, os pais de Chihiro decidem entrar no túnel e Chihiro vai com eles. Chegam numa cidade sem nenhum habitante e os pais de Chihiro decidem comer a comida de uma das casas, enquanto a menina passeia. Ela encontra com Haku, garoto que lhe diz para ir embora o mais rápido possível e ao reencontrar seus pais, Chihiro fica surpresa ao ver que eles se transformaram em gigantescos porcos. É o início da jornada de Chihiro por um mundo fantasma, povoado por seres fantásticos, no qual humanos não são bem-vindos.

 

A Garota Que Conquistou O Tempo (2006)

Uma adolescente chamada Makoto Kono em seu terceiro ano do ensino médio passa por eventos estranhos até que descobre que ela tem a capacidade de viajar através do tempo. Assustada com seu novo poder e novas experiências Makoto confia em seus amigos Chiaki e Kousuke que inicalmente não acreditam em tal façanha. Com o tempo, ela tenta usá-lo para sua vantagem e como meio de ajudar o presente, mas logo descobre que adulteração do tempo pode levar a grandes consequências.

 

Origem: Espíritos do Passado (2006)

300 anos no futuro e a Terra foi devastada pelos próprios seres humanos. O equilíbrio do mundo é abalado quando um garoto chamado Agito (Ryô Katsuji) tropeça em uma máquina que fica dentro de um santuário proibido. A máquina liberta Toola (Aoi Miyazaki), que tem uma missão que lhe foi confiada no passado.

Cyborg She (2008)

Jiro, é um universitário cuja vida é tão triste que, não tem amigos, namorada ou familiares para comemorar seu aniversário. Um ano, enquanto compra um presente para si mesmo, conhece uma bela garota com quem passa a tarde. Ao chegar a noite, a garota diz que tem que ir embora, mas não sem antes confessar a ele que veio do futuro. A garota veio para mudar o seu futuro…

Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar (2008)

Sosuke (Hiroki Doi) é um garoto de cinco anos que mora em um penhasco, com vista para o Mar Interior. Um dia, ao brincar na praia, encontra Ponyo (Yuria Nara), uma peixinho dourado cuja cabeça está presa em um pote de geleia. Ele salva a peixinho e a coloca em um balde verde. Trata-se de amor à primeira vista, já que Sosuke promete que irá cuidar dela. Só que Fujimoto (Jôji Tokoro), que um dia foi humano e hoje é feiticeiro no fundo do mar, exige que Ponyo retorne às profundezas do oceano. Para ficar ao lado de Sosuke, Ponyo toma a decisão de tornar-se humana.

Viagem Para Agartha (2011)

Uma órfã solitária ouve um rádio de cristal que foi presente de seu pai e segue um fluxo musical mágico até uma terra de belezas, perigos e tentações.

Jiro Dreams of Sushi (2012)

Jiro Ono, 85 anos, é um especialista em sushi que trabalha incansavelmente no seu restaurante, Sukiyabashi Jiro. Yoshikazu, filho de Jiro, enfrenta o desafio de assumir o comando do renomado, minúsculo e caríssimo estabelecimento e deixa o pai livre para dedicar-se ao seu objetivo de vida: criar o sushi perfeito.

Crianças Lobo (2012)

Uma universitária tem filhos com um lobisomem que morre logo em seguida, obrigando-a a criá-los na sociedade e na natureza.


Voz do Silêncio (2016)

Um antigo valentão tenta fazer as pazes com uma garota surda que ele atormentava na escola. Ele acha que não merece o perdão, mas vai tentar fazer o que é certo.

 



Luzes no Céu (2017)

A estudante secundária Nazuna quer desesperadamente fugir com sua colega de classe Norimichi, que faz de alguma forma o tempo voltar em um fatídico dia de verão.

Assunto de Família (2018)

Depois de uma de suas sessões de furtos, Osamu (Lily Franky) e seu filho se deparam com uma garotinha. A princípio eles relutam em abrigar a menina, mas a esposa de Osamu concorda em cuidar dela depois de saber das dificuldades que enfrenta. Embora a família seja pobre e mal ganhem dinheiro dos pequenos crimes que cometem, eles parecem viver felizes juntos até que um incidente revela segredos escondidos, testando os laços que os unem.

O Sabor da Juventude (2018)

O cenário urbano da China traz três cidades com histórias diferentes entre si, mas interligadas pelo destino. Indagações da vida moderna, amor e alegrias: nenhum tipo de sentimento pode ser derrotado pelo fluxo do tempo.

Juventude Assassina (2018)

A estudante Haruna fica amiga do solitário Yamada e se envolve na complicada relação entre ele, uma modelo e a garota que o ama feito louca.

Doramas Japoneses são drama japonês de programas televisivos em língua japonesa realizados pela televisão do Japão. Todas as principais redes de televisão do país produzem uma variedade de séries dramáticas, incluindo romance, comédia, histórias de detetive, horror dentre outros.

Atelier (2015)

Uma jovem apaixonada por tecidos consegue um emprego em uma empresa japonesa de lingerie e logo descobre que precisará de ajuda para sobreviver.

Hibana: spark (2016)

Um jovem e um velho comediante misturam amizade e conflito ao buscar o significado das coisas pela comédia. Baseada no livro indicado ao Prêmio Mishima de Literatura.

Samurai Gourmet (2017)

Takeshi Kasumi (Naoto Takenaka) acaba de se aposentar, mas precisa descobrir o que fazer com todo o seu tempo disponível. Em uma de suas caminhadas ao entardecer, ele percebe que pode desfrutar de uma boa refeição quando quiser, e acaba despertando o samurai que existia dentro dele. Agora, Takeshi reencontra sua liberdade ao descobrir o prazer pela gastronomia.

Million yen women (2017)

Cinco mulheres lindas e misteriosas vão morar com Shin, um romancista fracassado que cuida da casa em troca de um excelente salário.

Good morning call (2017)

Ela conseguiu seu próprio apartamento, mas terá que dividi-lo com o garoto mais popular da escola e ninguém pode saber que eles moram juntos.

Erased (2017)

Depois de encontrar a mãe morta, Satoru usa seu dom de viajar no tempo para tentar evitar, 18 anos antes, a morte dela e de três colegas de classe.

As Diversas Faces de Ito (2017)

Uma entediada roteirista de comédias românticas busca inspiração nas histórias de quatro mulheres apaixonadas com a desculpa de oferecer aconselhamento sentimental.

Switched (2018)

O mundo perfeito de Ayumi vai para os ares quando a invejosa colega Zenko rouba seu corpo, seu namorado e sua vida.

Midnight Diner: Tokyo Stories (2019)

Esta é uma adaptação do manga Shinya Shokudō/深夜食堂?, criado por Yarō Abe. A ação se passa dentro de um pequeno restaurante que opera entre a meia-noite e 7h, com um menu limitado, embora seja possível pedir pratos que não estejam no cardápio.

O dono e único funcionário é conhecido por seus clientes como Master (Kaoru Kobayashi), um homem simples que se dedica totalmente ao trabalho e a ouvir os problemas das pessoas enquanto comem. Assim, Master alimenta o corpo e a alma de seus clientes.

Seguidores (2020)


Quando uma atriz desconhecida conquista a fama graças a uma postagem no Instagram, várias mulheres se cruzam na busca pela felicidade na vida real em Tóquio.

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.