Super 8


A CAIXA Cultural Curitiba recebe, de 4 a 7 de outubro, a décima quarta edição do Festival Internacional de Cinema em Super 8 — o “Curta 8”. Em 2018, a programação do evento conta com mais de 50 filmes, vindos de diversos estados brasileiros e também de outros países.
Na edição deste ano, o Curta 8 prestará homenagem ao jornalista e realizador pernambucano Geneton de Moraes Neto. Como jornalista, ele foi considerado por muitos como um dos melhores que atuaram no Brasil nas últimas décadas. Iniciou a carreira, ainda adolescente, no suplemento infantil do Diário de Pernambuco, no começo dos anos 1970. Depois atuou na sucursal Nordeste de O Estado de S. Paulo, na Rede Globo de Televisão, tendo sido editor do Jornal da Globo e do Jornal Nacional, e posteriormente correspondente da GloboNews e do jornal O Globo na Inglaterra. Foi ainda editor-chefe do programa Fantástico. Em paralelo ao seu trabalho jornalístico, Geneton Moraes Neto foi responsável por uma importante produção no campo do audiovisual.
O que será apresentado no CURTA 8 é o trabalho em super 8 de Geneton, produzido entre 1973 e 1984, quando realizou curtas em Pernambuco, no Rio de Janeiro, na Itália e na França. Foram sempre curtas experimentais, baseados em textos poéticos, explorando a imagem estourada da bitola super 8.
Toda a obra de Geneton foi digitalizada recentemente pela Cinemateca Pernambucana, num processo realizado no laboratório Pro8mm, em Burbank, na região metropolitana de Los Angeles. Entre outros filmes que serão exibidos, estão “A flor do lácio é vadia”, filmado nas ruínas do Forte Orange, na ilha de Itamaracá, Pernambuco; “Esses onze aí – um filme panfletário a favor do futebol”, que faz a defesa da alegria do futebol, em contraposição aos que o apontavam como fator de alienação; e “Loja dos trapos do coração”, que é uma homenagem a Glauber Rocha.
Mostra Tomada Única
Outra grande atração do Festival, que sempre gera aflição entre os participantes e público, são os filmes em Tomada Única. Realizados com apenas um cartucho, eles são filmados na ordem narrativa do roteiro e não passam por edição posterior. Juntos, tanto público quanto realizadores assistirão aos filmes pela primeira vez na tela grande e com a trilha executada ao vivo durante a projeção. A maioria das películas em Tomada Única é fruto da oficina gratuita organizada pelo Curta 8, que antecede o evento. Este ano são 14 filmes produzidos a partir da oficina, além de outros dois realizados por convidados. Vale salientar, que durante as sessões o público participa votando nos filmes que mais gostar em todas as mostras competitivas.
O público também poderá participar do Curta 8 no domingo às 16h horas, quando acontece a já tradicional sessão do “Dia do Filme Caseiro”. No Home Movie Day são exibidos filmes pessoais, em super 8 e single 8, que os espectadores poderão trazer para avaliação técnica desde o primeiro dia de Festival. A ideia da sessão é apresentar um pouco de tudo: desde trabalhos de ficção autorais, até registros familiares.
Serviço
“Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba”
Data: 04 a 07/10/2018
Horário: quinta e sexta sessões às 18h30 e 20h30; sábado sessões às 17h30 e 20h30; no domingo sessões às 16h, 18h30 e 20h30
Local: CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro)
Entrada franca, com os ingressos devendo ser retirados diariamente, uma hora antes da primeira sessão
Mais informações: (41) 2118-5111
Classificação etária: 16 anos

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.