Balé Bolshoi em Curitiba

Esta semana a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil apresenta Clássicos Bolshoi Brasil: Balé Raymonda e Chopiniana, no Teatro Positivo. A apresentação faz parte da programação do Estação Volvo.

Cerca de 60 bailarinos tem a responsabilidade de interpretar essas obras que são clássicos do balé de repertório. O programa traz, no primeiro ato, aquela que é considerada a obra-prima do coreógrafo Mikhail Fokini, “Chopiniana”. No Bolshoi Brasil essa peça foi remontada pela professora russa Galina Kravchenko, bailarina do Teatro Bolshoi de Moscou e esposa de um dos maiores intérpretes desse balé, o russo Alexander Bogatyrev. No segundo ato os bailarinos do Bolshoi Brasil apresentam uma das joias do coreógrafo Marius Petipa, o “Balé Raymonda”.

Chopiniana
O balé “Chopiniana”, atualmente no repertório da maioria das grandes companhias do mundo, também com o nome de “Les Sylphides”, foi coreografado pelo russo Mikhail Fokine em 1909.

Um balé à luz da lua em um ambiente clássico onde um jovem sonhador, sempre em busca do novo, dança em meio às sílfides, que são seres invisíveis do ar. A obra descreve, apenas sugerindo, as sensações percebidas por eles, ao som da música de Chopin. O balé não tem fragmentos nem partes. É apenas um ato.

O corpo de baile é a essência da obra. A plasticidade e leveza das mãos e os suaves gestos da cabeça completam a atmosfera do balé.

Raymonda
O Bolshoi Brasil interpreta o III ato do Balé Raymonda momento que retrata uma grande festa, que acontece no parque do castelo de Jean de Brienne, e celebra o casamento de Jean e a protagonista Raymonda, abençoados pelo rei Andrei II. A comemoração termina com um baile húngaro em homenagem ao rei.

O III Ato do balé “Raymonda” é considerado o destaque desta obra, pois traz ao palco, majestosos figurinos e fortes interpretações com as coreografias de dança a caráter, demi-caráter e o mais puro clássico com os pas classique.

A produção do espetáculo é da Escola Bolshoi. O cenógrafo uruguaio Carlos Kur, foi quem reproduziu os desenhos do cenário, baseado nos originais do Teatro Bolshoi. A cenografia retrata o salão de festa de um palácio. Adereços confeccionados em metal e madeira compõe a obra. Os figurinos foram criados no ateliê da Escola Bolshoi pela estilista russa, Tatiana Artamonova. A Coreografia é de Marius Petipa e os ensaios foram coordenados pelos professores russos da Escola Bolshoi.

Serviço
Clássicos Bolshoi Brasil: Balé Raymonda e Chopiniana
Data: 29/06/2013
Horário: 20h30
Local: Teatro Positivo
Ingressos: R$ 50,00 e R$ 25,00 (meia-entrada)

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.