Balé Teatro Guaíra

(Crédito: Cayo Vieira)

Neste mês de novembro o Balé Teatro Guaíra apresenta novo espetáculo no Teatro Guaíra. Os renomados coreógrafos que atuam na Alemanha Roberto Scafati, Katja Wachter e Christoph Winkler, vieram ao Brasil em 2016 através de intercâmbio artístico-cultural com a Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG), Centro Cultural Teatro Guaíra e Internationales Solo-Tanz-Theater Festival de Stuttgart, dirigido por Marcelo Santos de Oliveira, ex-bailarino do BTG. Os profissionais aceitaram o desafio de coreografar um novo espetáculo em parceria com o Balé Teatro Guaíra. Durante um mês fizeram trabalho de pesquisa e composição coreográfica em conjunto com os bailarinos. “O espetáculo leva os nomes dos profissionais como forma de homenageá-los“, conta Cintia Napoli, diretora do BTG.
Os coreógrafos alemães são os responsáveis pelo trabalho com estreia no Guairão. Foi em julho de 2016, em um intenso ritmo de pesquisa e composição coreográfica junto aos bailarinos do BTG, que os artistas vieram ao Brasil e propuseram três coreografias contemporâneas para compor esse espetáculo inovador. “É com muito alegria que apresentamos este espetáculo, resultado de uma parceria bem sucedida com a ABABTG”, diz Monica Rischbieter, Diretora Presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra.
O intercâmbio de artistas de diferentes nacionalidades é um sonho da ABABTG desde a sua fundação, há exatos 10 anos. O Projeto BTG X Alemanha veio tornar este sonho realidade por meio das parcerias firmadas. É uma ação que servirá de modelo para novas iniciativas de cooperação nacionais e internacionais”, declara Simone Bönisch, diretora da ABABTG e coordenadora do projeto BTG X Alemanha. Após a estreia em Curitiba, o espetáculo “Balé Teatro Guaíra dança Wachter, Winkler e Scafati” segue em turnê internacional entre os dias 26 de novembro e 13 de dezembro com 11 apresentações em nove cidades da Alemanha.
Serviço
Balé Guaíra Dança Wachter, Winkler, Scafati
Data: 07 e 08/11/2017
Horário: 20h30
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão
Ingressos: R$ 20

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor

Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.