DANÇA: Carmen

O Teatro Guaíra recebe nos dias 28 e 29 de setembro o Balé Teatro Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná que juntos apresentam o espetáculo Carmen, escrita pelo compositor francês Georges Bizet e uma das obras mais conhecidas e tocadas em todo o mundo. A personagem principal é uma mulher livre que acaba sendo assassinada pelo companheiro Don José, cego pelo ciúme. As sessões fazem parte da celebração dos 50 anos do BTG.

A coreografia de Carmen foi criada para o Balé Teatro Guaíra por Luiz Fernando Bongiovanni em 2016 e faz parte de um projeto de democratização do acesso à cultura. O BTG buscou na última década recriar clássicos da dança mundial, como Carmen e O Lago dos Cisnes, em linguagem contemporânea para trabalhar formação de plateia.

A apresentação terá participação especial da Orquestra Sinfônica do Paraná, com regência do maestro-titular Stefan Geiger. A orquestração, com destaque para percussão, representa com perfeição o clima da Espanha do século XIX, onde a história é ambientada. Na composição, não há sopros, somente cordas e percussão.

Carmen

Escrita originalmente em formato de ópera, a história se desenvolve a partir do relacionamento entre Carmen, uma cigana sedutora, o cabo do exército Don José e sua noiva Micaela e o toureiro Escamillo. No ano de estreia, em 1875, a obra foi criticada em função da personalidade livre da protagonista. Bizet não viveu para ver o sucesso de sua criação, mas a canção Habanera se tornou uma das mais conhecidas do universo operístico.

Serviço

Carmen

Data: 28 e 29/09/2019

Horário: sábado, às 20h30e domingo, às 18h

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Guairão

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia)

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.