Dança: IN-REAL

(Crédito: Lídia Ueta)

A desCompanhia de dança apresenta, seu novo trabalho IN-REAL acontecimentos poéticos. O espetáculo, dirigido por Cintia Napoli, surgiu do desejo  de continuar o estudo sobre o “olhar”, iniciado em 2008 com o espetáculo Feche os Olhos para Olhar (primeira parte da trilogia) e fica em cartaz até o dia 09 de dezembro, na Casa Selvática.

O atual trabalho é o segundo dessa trilogia. A terceira parte desta tríade, acontecerá em um espaço urbano. Para a desCompanhia, o interesse pela criação de IN-REAL foi ocupar um lugar que não fosse tão conhecido pelo grupo, que trouxesse novas perspectivas no ato criativo.
Um lugar capaz de nos causar espanto e revelar coisas até então desconhecidas. É esse novo olhar que o grupo deseja compartilhar com o público. Para a desCompanhia, o grande propósito desse projeto foi se deparar com o paradoxo de habitar um lugar tão íntimo de todos, uma casa, que se revelou (para o grupo),  como espaço cênico, cheio de possibilidades. Cada detalhe da Casa Selvática trouxe “acontecimentos poéticos” para o trabalho.

Para Cintia Napoli, os desejos contidos em IN- REAL são  “Subverter a noção prático-utilitária do espaço e das coisas/objetos, compartilhar com o público uma percepção extra cotidiana da realidade, criando um novo ambiente de apreciação estética”.

O processo criativo na Casa Selvática trouxe algumas questões desafiadoras. Entender qual a melhor maneira de compartilhar nossas descobertas com o público e como disponibilizá-las naquela estrutura tão peculiar foi de fato um grande quebra-cabeça.  Com o tempo foi se configurando em um espetáculo-exposição. No IN-REAL acontecimentos poéticos é o público que desloca pelo espaço descobrindo o que há em cada cômodo. O espetáculo tem duração de 50 min, porém  assim como em uma exposição, o público escolhe quanto tempo ficar, que trajetória seguir, ou quantas vezes circular pelo espaço. Cada espectador constrói sua própria dramaturgia”.

Serviço
IN-REAL acontecimentos poéticos
Data: Até 09/12/2012
Horário: De quinta a domingo às 20h
Local: Casa Selvática (Rua Nunes Machado, 950 – Rebouças)
Ingresso: R$ 10 e R$ 5 (meia entrada)

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.