Dança: Utopias de Aproximação


Hoje, 23, estreia no espaço da Casa Hoffmann – Centro de Estudo do movimento o espetáculo de dança Utopias de Aproximação. O trabalho é uma criação colaborativa dos artistas Gabriel Machado e Maíra Lour, ambos integrantes do núcleo de pesquisa em dança IMP – Investigação do Movimento Particular, orientado pela bailarina Juliana Adur.

Baseado em autores como o filósofo francês Nicolas Bourriaud, Utopias de Aproximação utiliza ferramentas comuns da atualidade como o Skype e o Google Tradutor e, segundo os artistas, parte de uma reflexão se é possível construir um pensamento em dança contemporânea que esteja inserido nas atuais configurações deste mundo denominado (por alguns) de pós-moderno. “Como se constrói uma dança via skype, uma dança no entre? É possível estarmos próximos mesmo a quilômetros de distância? Ou estarmos distantes mesmo estando frente-a-frente? Essas foram perguntas que nortearam todo o processo de criação do espetáculo, que começou a ser criado enquanto eu estava em Nova York para uma residência artística.” relata Maíra Lour, diretora da Súbita Companhia de Teatro, que nos últimos dois anos resolveu assumir sua estreita relação com a dança.

“Como todo processo criativo, muita coisa tivemos que descartar, mas acredito que muito mais que um espetáculo sobre o uso de tecnologias, o que mostramos ao público é o resultado da nossa parceria, desse encontro tão inusitado. E é tão bom ter novos encontros, pessoas que desestabilizem nossos conceitos. Em um ensaio disse à Maíra que nossas utopias estavam aí, em buscar novos jeitos de nos relacionarmos, seja entre a gente, seja com o público”, conclui Gabriel.

Na próxima semana, dia 30 de outubro, estreia o último espetáculo do IMP a ser apresentado na Casa Hoffmann este ano, Ensaio sobre o azul com orientação de Juliana Adur e interpretação de Mariana Mello.

Serviço
Utopias de Aproximação
Data: De 23 a 27/10/2012
Horário: às 20h
Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento(Rua Claudino dos Santos, 58 – Largo da Ordem)
Entrada Franca
Informações: (41) 3321 3228

Ensaio sobre o azul
Data: De 30/10 a 03/11/2012
Horário : às 20h
Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento (Rua Claudino dos Santos, 58 – Largo da Ordem)
Entrada Franca
Mais informações: (41) 3321 3228

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.