Mostra Paranaense de Dança

Deborah Chibiaque

Bailarinos do Paraná e arredores aguardam ansiosos para participar do evento que dá visibilidade a novos talentos, a Mostra Paranaense de Dança. Festival organizado pela ABABTG – Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra – que em sua última edição reuniu cerca de 15 mil pessoas, está com as inscrições abertas para a seletiva de Curitiba.
Ter a oportunidade de se apresentar no palco do Guairão já tem sido uma experiência única para diversos grupos e bailarinos que são selecionados para a final da Mostra, mas o evento vai além. Os participantes têm encontrado possibilidades de aprimoramento técnico e artístico e oportunidades em companhias profissionais graças à visibilidade que o Festival concede. No ano passado, o bailarino Daniel Perin, de Francisco Beltrão, participante em diversas edições do evento, foi convidado para integrar a Ulm Theater – companhia de dança contemporânea alemã – por meio de uma audição pública, quando o diretor da companhia estava no Brasil por outro projeto da Associação.
De acordo com a presidente da ABABTG, a bailarina Simone Bönisch, a edição 2017 promete. “Para este ano comemorativo, queremos ampliar o alcance das ações da Mostra, que visam não só aprimorar o trabalho artístico dos participantes, mas também estimular a profissionalização dos jovens estudantes”. Segundo Simone, o propósito de revelar e valorizar os talentos locais se intensificará: “o que aconteceu com o Daniel Perin muito nos alegra, queremos que outros jovens tenham oportunidades como essa”, declara.
As inscrições para a seletiva de Curitiba acontecem entre os dias 13 e 19 de abril e podem ser feitas diretamente pelo site. Os inscritos se apresentarão para uma banca de profissionais convidados pela ABABTG no Guairinha entre os dias 4 e 7 de maio. A abertura oficial do evento, no dia 3, às 20h, contará com a apresentação de bailarinos internacionais premiados no Internationales Solo-Tanz-Theater Festival Stuttgart, festival alemão de dança contemporânea. Todas as apresentações são abertas ao público em geral.

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor

Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.