Exposição Êxodos

O público tem até o dia 12 de fevereiro de 2017 para visitar, na CAIXA Cultural Curitiba, a exposição Êxodos, do renomado fotógrafo Sebastião Salgado. A mostra ocupa as duas galerias do espaço, no térreo e no mezanino. Durante a visita, o público pode tirar dúvidas e aprender mais sobre as imagens e o trabalho do fotógrafo com a equipe de mediadores do programa educativo Gente Arteira, todos formados em artes visuais e preparados para dar informações sobre a exposição. Para isso, basta solicitar aos arte-educadores.
A coleção reúne 60 imagens impactantes e explora cinco temas centrais: África; Luta pela Terra; Refugiados e Migrados; Megacidades; e Retratos de Crianças. A exposição é resultado de viagens do consagrado fotógrafo durante seis anos por 40 países, e retrata pessoas que abandonam a terra natal contra a própria vontade. Em geral, elas se tornam migrantes, refugiadas ou exiladas, fugindo da pobreza, da repressão ou das guerras.
Mais do que nunca, sinto que a raça humana é somente uma. Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes”, define Salgado.
A coleção desta exposição foi doada por Lélia Wanick e Sebastião Salgado ao Instituto Terra, ong ambiental que o casal fundou em 1998, em Aimorés, Minas Gerais, onde Salgado nasceu em 1944. A mostra já passou por Salvador e Recife.

Serviço
Exposição: Êxodos – Sebastião Salgado
Data: Até 12/02/2017
Horário: terça a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 19h
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Galerias Térreo e Mezanino (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro)
Entrada franca
Mais informações: (41) 2118-5111

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.