Dica do Em Cartaz: Dia Mundial da Fotografia

Hoje (19) é comemorado o Dia Mundial da Fotografia. A escolha da data é uma homenagem à invenção do daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas. Foi em 19 de agosto de 1839 que a Academia Francesa de Ciências anunciava mundialmente a nova invenção.

Pensando nisso, o Em Cartaz listou alguns filmes que retratam a profissão de fotógrafo, seja como protagonista ou coadjuvante.

Albatroz (2019)

Assista no Telecine e Google Play

O fotógrafo Simão (Alexandre Nero), casado com Catarina (Maria Flor), uma compositora de jingles publicitários, se apaixona pela atriz judia Renée (Camila Morgado), com quem viaja a Jerusalém. Lá ele acaba registrando um atentado terrorista, o que lhe torna mundialmente famoso. Mas, ao mesmo tempo, surgem críticas negativas por ele ter fotografado em vez de tentar evitar a tragédia. Simão entra em depressão e fica na fronteira entre realidade, sonho e delírio.

Kodachrome (2018)

Assista no Netflix

Matt Ryder (Jason Sudeikis) está na casa dos 30 anos, mas a tecnologia está mudando e afetando sua vida. Ele trabalha numa gravadora e vê o negócio da música se tornando superficial. A era digital representa o fim de uma era para o pai de Matt, Ben (Ed Harris), famoso fotógrafo que só faz cliques em celulóide. Ben recebe um sombrio diagnóstico e a assistente dele, Zooey (Elizabeth Olsen), entra em contato com Matt, distanciado do pai. Ela pede que o filho acompanhe o pai em uma viagem até Kansas, para que Ben possa revelar seus filmes antes que o último laboratório de Kodachrome feche suas portas.

 

O Fotógrafo de Mauthausen (2018)

Assista no Netflix

Francesc Boix (Mario Casas) é um ex-soldado que lutou na Guerra Civil da Espanha preso no campo de concentração de Mauthausen durante a Segunda Guerra Mundial. Tentando sobreviver, ele se torna o fotógrafo do diretor do campo. Quando ele descobre que o Terceiro Reich perdeu para o exército soviético na batalha de Stalingrado, Boix torna sua missão salvar os registros dos horrores realizados no local.

Tales By Light (2015)

Assista no Netflix

Fotógrafos e cinegrafistas viajam pelo mundo capturando imagens incríveis de pessoas, lugares, criaturas e culturas de ângulos jamais vistos.

O Sal da Terra (2014)

Assista no Google Play
O filme conta um pouco da longa trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e apresenta seu ambicioso projeto "Gênesis", expedição que tem como objetivo registrar, a partir de imagens, civilizações e regiões do planeta até então inexploradas.


Mil Vezes Boa Noite (2014)

Assista no Google Play e Apple TV

Rebecca (Juliette Binoche) é uma das melhores fotógrafas de guerra em atividade e precisa enfrentar um turbilhão de emoções quando seu marido (Nikolaj Coster-Waldau) lhe dá um ultimato. Ele e a filha do casal não suportam mais sua rotina arriscada e exigem mudanças, mas ela, apesar de amar a família, tem verdadeira adoração pela profissão.

A Fotografia Oculta de Vivian Maier (2013)

Assista no Globo Play

O documentário apresenta a história de vida de Vivian Maier, uma fotógrafa que passou grande parte da sua vida adulta trabalhando como babá em um bairro rico de Chicago. Durante a segunda metade do século vinte, Maier registrou imagens das peculiaridades da vida urbana nos Estados Unidos. Dirigido por John Maloof e Charlie Siskel.


A Vida Secreta de Walter Mitty (2013)

Assista no Telecine, Google Play e Apple TV

Walter Mitty (Ben Stiller) é o responsável pelo departamento de arquivo e revelação de fotografias da tradicional revista Life. Ele é um homem tímido, levando uma vida simples, perdido em seus sonhos. Ao receber um pacote com negativos do importante fotógrafo Sean O’Connell (Sean Penn), ele percebe que está faltando uma foto. O problema é que trata-se justamente da foto escolhida para ser a capa da última edição da revista. É quando, Walter, com o apoio de Cheryl (Kristen Wiig) é obrigado a embarcar em uma verdadeira aventura.

Repórteres de Guerra (2011)

Assista no Amazon Prime

Quatro jovens jornalistas acompanham os agitados últimos dias de apartheid e a primeira eleição verdadeiramente democrática realizada na África do Sul. Miséria, violência e desigualdade mudam para sempre a vida do grupo.

A Pele (2006)

Assista no HBO Go

Cinebiografia de Diane Arbus (Nicole Kidman), fotógrafa famosíssima por criar algumas das imagens mais perturbadoras já vistas. Sua vida pessoal, os fatos que traçaram o caminho de sua carreira e um dos principais amores que marcou a sua vida são repassados pelo longa.


Closer (2005)

Assista no Globo Play, Google Play e Apple TV

Anna (Julia Roberts) é uma fotógrafa bem sucedida, que se divorciou recentemente. Ela conhece e seduz Dan (Jude Law), um aspirante a romancista que ganha a vida escrevendo obituários, mas se casa com Larry (Clive Owen). Dan mantém um caso secreto com Anna mesmo após ela se casar e usa Alice (Natalie Portman), uma stripper, como musa inspiradora para ganhar confiança e tentar conquistar o amor de Anna.

Retratos de uma Obsessão (2002)

Assista na Apple TV

Seymour Parrish (Robin Williams) é um solitário funcionário de uma loja de revelação de fotos em 1 hora. É no local em que trabalha que a família Yorkin sempre revela suas fotos, sendo que com o passar dos meses Seymour desenvolve uma estranha obsessão com a família e suas fotos.

Cidade de Deus (2002)

Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.

 

 Fotógrafo de Guerra (2001)

John Nachtwey é um renomado fotógrafo de guerra e esteve em grande parte dos conflitos nas últimas duas décadas. Sua produção não se restringe ao combate, mas aborda também questões sociais importantes, como a miséria e a violência. O documentário explora suas motivações, seus medos e seu cotidiano, destacando alguma de suas viagens e o momento em que fotografa.

O Resgate de Harrison (2000)

Assista no Google Play

Doente e cansado dos horrores do conflito armado, o fotógrafo de guerra Harrison Lloyd (David Strathairn) volta para casa com a intenção de passar mais tempo com sua mulher e seus filhos, além de praticar seu hobby favorito: cultivar flores. Ele aceita uma última missão, a de cobrir os eventos na Iugoslávia. Quando Harrison é declarado morto no front croata Sarah (Andie MacDowell) não se conforma, recusa-se a acreditar na notícia e parte para a Iugoslávia para encontrar o marido. Ela procura colegas fotógrafos de Harrison para ajudá-la na busca e, com firmeza e determinação, mergulha no redemoinho da guerra.

 

O Preço da Fama (1998)

Pecker fotografa como amador personagens anônimos das ruas de Baltimore, até que um dia recebe a proposta de uma dona de galeria de Nova York para expor seu trabalho e se transforma na nova revelação artística.

Janela Indiscreta (1958)

Jeffries (James Stewart), um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido.

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.