Carbonara Day


Se você aprecia uma boa massa, já deve ter experimentado o macarrão à carbonara? Este prato é tão famoso que ganhou um dia especial: 6 de abril. A Itália celebra o Carbonara Day por iniciativa da Organização Internacional da Massa (IPO) e das Associações das Indústrias do Doce e da Massa Italianos (Aidepi). No Brasil, o restaurante Jamie’s Italian preparou uma ação especial.
No sábado, 06, acontece o Carbonara Day no Jamie’s Italian, com receita exclusiva assinada pelo chef britânico Jamie Oliver. Quem optar por degustar a pasta à carbonara será presenteado com uma taça de vinho (tinto, branco ou rosé), para harmonizar. O prato custa R$ 55.
A receita clássica de carbonara é preparada com spaghetti e tem como ingredientes gema de ovo, guanciale (bochecha de porco) e queijo pecorino. Mas Oliver imprimiu sua marca ao clássico e criou uma ousada releitura: o bacon usado no carbonara do cozinheiro é a pancetta (barriga de porco) e a receita inclui outros quatro ingredientes, cada um com sua finalidade.
O alho-poró e a cebola perfumam e proporcionam uma complexidade maior de sabores ao prato”, descreve Oliver. “O toque de limão siciliano, em suco e raspas, equilibra e evita que a gordura da pancetta incomode ao paladar.” E o polêmico creme de leite fresco aqui é fundamental para garantir um molho mais denso e encorpado, explica o chef.
Justamente por essa textura, Oliver substituiu o tradicional spaghetti pelo penne: o tamanho menor da pasta e o formato facilitam a absorção de sabores e proporcionam uma experiência mais completa de degustação.

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.