Feira de hortifrúti

A partir da próxima segunda-feira, dia 18 de novembro, os curitibanos vão ganhar uma nova opção para adquirir frutas, verduras e legumes. Idealizada pela Abrasel – PR, em parceria com a Arcos Cooperativa Agroindustrial, a Feira de Hortifrut da Abrasel vai criar uma ponte entre produtores rurais locais que não tem acesso a grandes centros de distribuição e consumidores tanto domésticos quanto proprietários de restaurantes.

Instalada no estacionamento do restaurante Dona Helena, no bairro Alto da XV, o foco do projeto é estimular a agricultura familiar das zonas rurais próximas a capital paranaense. Todos os produtos disponíveis na feira são provenientes de áreas agrícolas das regiões de Campo Largo, São João do Triunfo e Balsa Nova. “A produção rural é a principal fonte de renda de muitas famílias que vivem na Grande Curitiba, e muitas vezes esses produtores acabam perdendo e precisando destruir os itens de suas colheitas por falta de compradores. Portanto, a nossa proposta é promover um espaço para que essas famílias tenham a oportunidade de comercializar seus produtos para diferentes públicos. Isso será extremamente importante para o fortalecimento e, principalmente, para a continuidade da atividade econômica”, explica Alexandre Alberto, diretor administrativo da Arcos Cooperativa.

Realizada semanalmente, nas segundas-feiras, a feira vai promover um canal direto com os agricultores, sem a necessidade de intermediários, o que garante um preço mais acessível para compras tanto em grande escala, para restaurantes e pontos comerciais, quanto para o consumidor final. “Por ser integralmente operada pela Abrasel, a feira vai proporcionar um ganho de tempo e, logicamente, economia aos proprietários de restaurantes, com preços semelhantes ou menores do que, por exemplo, os ofertados no Ceasa. Para os consumidores domésticos, o grande atrativo, além do preço baixo, é a comodidade do horário de funcionamento da feira, e a garantia de acesso a produtos de qualidade e procedência confiável”, afirma Luciano Bartolomeu, diretor executivo da Abrasel – PR.

Além das barraquinhas com frutas, legumes, verduras e hortaliças, quem visitar a Feira de Hortifrúti da Abrasel encontrará um espaço especial com opções gastronômicas e happy hour com foodtrucks, além de atrações culturais e musicais. “Mais do que apenas viabilizar uma nova alternativa de compra para comunidade e associados, nós estamos muito orgulhosos em fazer parte de um processo que encoraja e revigora o cultivo por parte de pequenos produtores rurais, gerando renda e emprego de forma sustentável e colaborativa”, completa Luciano Bartolomeu.

Serviço

Feira de Hortifrúti da Abrasel

Data: Sempre às segundas-feiras

Horário: das 08h às 18h

Local: Estacionamento do restaurante Dona Helena ( Rua XV de Novembro , 1951)

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.