Festival Tropeiro da Gastronomia Paranaense

04.21-festival-tropeiro-lapa-1024x683
Neste final de semana (25 e 26) acontece o Festival Tropeiro da Gastronomia Paranaense que vai mostrar ao público pratos típicos que eram preparados na região da Lapa, localizada na região metropolitana de Curitiba, entre os séculos 17 e 19. A culinária é ligada a comida que era consumida pelas tropas que iam do Rio Grande do Sul à São Paulo, entre eles estão o charque, a quirera, entre outros.
Entre os séculos XVII e XIX, os tropeiros se tornaram responsáveis pelo comércio e transporte de animais e mercadorias por todo território que passavam. Os locais onde eles paravam acabaram virando freguesias, vilas e cidades, com fortes heranças culturais que foram espalhadas, principalmente, no trajeto que ia do Rio Grande do Sul até São Paulo, tendo a cidade da Lapa, no Paraná, como uma das principais paradas”, explica o historiador e organizador do festival, Márcio Assad.
A chef Juliana Soares conta que “a comida tropeira é uma comida muito simples, que era usada pelos tropeiros quando eles faziam esse trajeto. Então eles traziam nas bagagens o charque, o feijão, as comidas que eles podiam cozinhar nos acampamentos”. A cidade da Lapa era uma espécie de entreposto comercial, um local em que diversas tropas se encontravam no caminho entre o sul e o sudeste do país.
Quem visitar o Festival poderá conferir a chegada da Tropa, que abrirá oficialmente o festival. Na sequência, terão início as apresentações culturais, com shows ao vivo de grupos de seresta e músicos locais; café literário com exposição de artes e lançamento de livros; hipismo rural; corrida de mulas; e diversas atividades campeiras.
O evento será realizado no Hotel Tropeiro. “A programação do Festival Tropeiro da Gastronomia Paranaense está imperdível, com atividades e sabores para a família toda. Será um final de semana completo, perfeito para quem busca cultura, diversão e contato direto com a natureza. Em dois dias vamos reviver a história tropeira, valorizando essa corrente que contribuiu diretamente para o progresso do Brasil e que deixou fortes traços em nossa sociedade”, comemora Assad.
Serviço
Data: 25 e 26/03/2015
Horário: Sábado e domingo, das 10h às 19h
Local: Hotel Tropeiro (Rodovia do Xisto – Lapa)
Entrada gratuita

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.