História da Padaria América

Será lançada nesta quinta-feira, 17, a obra “Padaria América e o pão das gerações curitibanas”, escrita por Juliana Reinhardt, nutricionista e doutora em História da Alimentação. A idéia de escrever o livro surgiu da tradição que a padaria já tem, pelos quase cem anos de atuação na capital. O livro contém história de clientes antigos e fiéis, além da família Engelhardt e funcionários, muitos com mais de 40 anos de serviço no local.

A Padaria América é a mais antiga de Curitiba em atividade e foi fundada por Friedrich Philipp Ludwig Eduard Engelhardt, descendente de imigrante alemão em 1913. Até hoje a família procura manter as receitas e o modo de fazer os pães e broas.

A tradição de preparar os alimentos foi passada de pai para filho e grande parte de quem compra na Padaria América são os filhos e netos daqueles que compravam na época do fundador. O fazer e o comprar foram transmitidos de geração para geração. O carro-chefe da padaria é a broa de centeio.

O evento conta ainda com a presença do professor de História da Alimentação pela UFPR Carlos Antunes e também do bisneto do fundador da Padaria América, Eduardo Engelhardt.

Serviço:
A sessão de autógrafos será na Livraria Curitiba do Park Shopping Barigui, às 19h, com um bate papo e sessão de autógrafos.

Danielle Mei
Danielle Mei
Danielle é formada em Jornalismo e mestre em Comunicação. A alemã que ensina inglês gosta mesmo é de ler e ouvir música boa, mas quando precisa escreve sobre diversos estilos culturais.