Tfádalo – A arte da culinária árabe

Plank Wood Wall For text and background

Você gosta da culinária árabe? Que tal aprender diversas receitas? O livro “Tfádalo – A arte da culinária árabe” foi organizada pelo Conselho de Senhoras da Saben – Associação Árabe de Beneficência do Paraná e será lançado na terça-feira, 20. O livro traz 168 receitas das famílias árabes que vivem em Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Paranaguá e Ponta Grossa. São pratos testados e provados há anos por imigrantes e seus descendentes de primeira, segunda e terceira gerações. Mais do que ingredientes, modo de preparo e informações nutricionais, as autoras de algumas receitas compartilharam dicas pessoais e familiares, que vão desde pratos para acompanhamento até possibilidades de substituições de ingredientes. E como não poderiam faltar, dicas e segredos de família.
Do trivial aos pratos mais elaborados, uma experiência única e verdadeira com a cultura árabe por meio da comida. Mas para que esse conjunto de receitas chegasse ao público, foram necessários mais de dois anos de intenso trabalho e dedicação. “Como são receitas passadas de geração em geração, dentro das cozinhas das famílias árabes brasileiras, a maioria era preparada ‘a olho’ e muitas não estavam escritas. Para ter uma ideia, algumas foram entregues às organizadoras por áudio; outras, manuscritas“, explica Rached Hajar Traya, presidente da Saben.
Com diversos pratos vegetarianos e para pessoas com restrições alimentares, “Tfádalo – A arte da culinária árabe” traz combinações de entrada, prato principal e sobremesa que podem ajudar a organizar uma refeição especial e dar uma ideia dos costumes árabes a mesa.
Todas as receitas trazem nome em português, escrita e pronúncia em árabe, nome de sua autora, número de pessoas que servem ou o rendimento, tempo de preparo, grau de dificuldade, informações nutricionais, dicas e curiosidades. A consultoria nutricional é de Luciane Rinaldi Meyer e as fotos assinadas por Marianne Elizabeth Gerken Mousfi.

Fábio Torres
Fábio Torres
Fábio é formado em jornalismo e especialista em Novas Tecnologias. Sua paixão é o esporte, mas por conta da convivência se viu cercado pelas artes e se deixou levar pelos acordes musicais diferentes.