Exposição: Traços Curitibanos

Nesta sexta-feira, 11, a Gibiteca de Curitiba inaugura a exposição “Traços Curitibanos – Personagens de Curitiba”, que comemora o aniversário dos personagens mais conhecidos dos quadrinhos curitibanos: 30 anos do Marcozinho, 25 anos do Curitibinha, 20 anos do Gralha e 10 anos da Loira Fantasma de Curitiba. A exposição conta com publicações, display e ilustrações dos aniversariantes e traça um panorama cronológico de todos os personagens locais desde 1926, quando foi criado o primeiro deles, Chico Fumaça, de Alceu Chichorro.
No mesmo dia, será feito o lançamento das revistas “A Loira Fantasma de Curitiba” e “Curitibinha”, e do livro ilustrado “As aventuras do Pirata Zulmiro”. Será realizado também um debate com os curadores da mostra “Traços Curitibanos” – Antonio Eder, Marcelo Lopes, Natan SS, Walkir Fernander e Fulvio Pacheco.

O fim de semana será marcado por outro evento na área dos quadrinhos. É o “Literatiba”, com uma programação de palestras e debates sobre essa linguagem literária. O evento acontece das 10h às 19h, no Memorial de Curitiba.
Confira a programação do “Literatiba”:
11h – A importância das HQs na formação de leitores
12h – Adaptações literárias nos filmes e séries
13h – Criando histórias de terror de sucesso
14h – Segredos do mercado editorial
15h – O papel de uma academia literária no século 21
16h – Como criar mundos? Uma fantasia possível
17h – Divulgadores literários
18h – Ultraman e tokusatsu
Serviço
Abertura da mostra “Traços Curitibanos” e lançamento das revistas “A loira fantasma de Curitiba” e “Curitibinha”, e do livro ilustrado “As aventuras do Pirata Zulmiro”.
Data: 11 /08/2017
Horário: 19h
Local: Gibiteca de Curitiba – Solar do Barão (R. Carlos Cavalcanti, 533)
Entrada franca.

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor

Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.