Histórias que eu gosto de contar


O Pátio Batel recebe neste sábado, 25, a escritora Cléo Busatto que lança seu novo livro infantil “Histórias que eu gosto de contar”. A publicação aposta em assuntos que fazem parte do imaginário das crianças. Estes são os temas que norteiam os sete contos do Histórias que eu gosto de contar. A coletânea traz narrativas originárias da literatura oral de diversos povos e diferentes origens.
O projeto Histórias que eu gosto de contar permite a consciência e aceitação do acervo mito-poético de diferentes povos, do olhar transcultural que perpassa suas criações e promovem uma cultura de paz. A escolha por contos populares reforça a ideia da literatura como um espaço de prazer e crescimento pessoal”, explica Cléo.
Como contadora de histórias, Cléo privilegiou contos desconhecidos das crianças para colaborar com a construção de conhecimento sobre a literatura universal. “Outro objetivo do projeto é agregar forças aos movimentos que promovem a produção e promoção do texto literário. Quem ama e se dedica para a literatura está ciente da importância dela na formação do sujeito. A escolha dos contos sensibiliza o sujeito para a leitura de si e do mundo e promove a ampliação da consciência pessoal pelos conceitos de multiplicidade cultural e alteridade”, avalia.
Para a autora, a literatura é um meio importante na abordagem dos valores mais positivos a serem perseguidos pelos seres humanos. Questões atuais, como o bullying, a adoção, as relações familiares e os relacionamentos sociais são apresentados nas narrativas literárias. “As narrativas colaboram para promover a reflexão e a compreensão de valores como a lealdade, a confiança e a solidariedade. Mostram, enfim, no exemplo do herói, que é possível construir uma sociedade com pessoas mais justas, proativas e verdadeiras. À medida que apresentamos à criança argumentos poéticos que desestabilizam a crença de um único olhar do homem para si, para o outro e para o mundo, contribuímos também para uma educação pela paz”, finaliza.
Serviço
Data: 25/08/2018
Horário: 15h
Local: Pátio Batel (Avenida do Batel, 1868)

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.