Palestra e noite de autógrafos com Laurentino Gomes

O jornalista e escritor Laurentino Gomes ministrou uma palestra e fez uma sessão de autógrafos na noite desta quinta-feira, 24, na Unibrasil. Laurentino é conhecido pelo best-seller 1808, sobre a fuga da Família Real portuguesa das tropas de Napoleão e a sua chegada ao Brasil e por 1822, sobre a Independência do Brasil.

Laurentino Gomes. Foto: Danielle Mei

O autor falou sobre as mudanças que aconteceram com a chegada da Família Real portuguesa, período em que o Brasil começa a se desenvolver e deixa de ser, como ele definiu, “fazenda de extração de riquezas de Portugal”.

“O país começa nesta época a germinar a semente do que seria a identidade nacional”, frisa. O palestrante também apresentou algumas fotos e falou sobre o processo de produção de seus trabalhos, feitos sob o olhar do jornalista que busca a realidade dos fatos, mas que procura dar um tom mais leve ao narrar os acontecimentos.

Laurentino comentou sobre algumas peculiaridades da formação do Brasil e sua independência, em 1822, como a questão de que as decisões são tomadas “de cima para baixo”. O público pode conferir uma verdadeira aula de história em que o tempo pareceu passar rápido, como se fosse uma conversa informal.

Em 2008, 1808 recebeu o prêmio de melhor livro de ensaio da Academia Brasileira de Letras e o Prêmio Jabuti de Literatura na categoria de livro-reportagem e de livro do ano de não-ficção.

Danielle Mei
Danielle Mei
Danielle é formada em Jornalismo e mestre em Comunicação. A alemã que ensina inglês gosta mesmo é de ler e ouvir música boa, mas quando precisa escreve sobre diversos estilos culturais.