Arthur Moreira Lima


A Rua da Cidadania do Cajuru recebe hoje, 04, o pianista Arthur Moreira Lima que conta com a presença de 34 crianças de 7 a 15 anos, estudantes de escolas municipais e integrantes do MusicaR, projeto de musicalização nos bairros desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba. O pianista apresenta o programa Um Piano pela Estrada em um caminhão-teatro, uma iniciativa inédita no Brasil. O caminhão é uma maneira de levar música de concerto aos lugares e públicos mais distantes do universo cultural.
O concerto tem cerca de 1h30min de duração. No repertório, o pianista mescla música clássica universal a clássicos da MPB, interpretando Bach, Beethoven, Chopin, Mozart e Villa-Lobos; e os intercala com músicas populares que se tornaram clássicos. É assim que entram Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga e, da Argentina, Astor Piazzolla – de quem Moreira Lima fez a primeira transcrição para o piano.
Estamos estudando músicas eruditas e populares, buscando fazer uma ponte com o programa que o Arthur vai apresentar“, explica Angela Sasse, coordenadora pedagogia do Programa MusicaR. Duas obras eruditas, uma de Heitor Villa-Lobos e outra de folclórica Bela Bartók, estão entusiasmando as crianças. “Elas estão estudando os compositores e a assistindo vídeos. Para muitos será a primeira vez que assistirão a um concerto de piano, é uma grande felicidade poder estar ao lado desse grande músico”, diz Angela.
Um Piano pela Estrada
O ineditismo do projeto se deve ao fato de o pianista transportar, literalmente, o concerto todo, incluindo seus sofisticados pianos de cauda; o próprio palco, resultado da conversão do baú do veículo, a cada concerto, em área de cena; o som amplificado independente; iluminação; telão; camarim com ar condicionado. Moreira Lima é o criador, produtor e empresário de toda a ação.
Desde 2003, foram mais de 500 concertos com o caminhão-teatro para cerca de 1 milhão de pessoas, em lugares que nunca tinham presenciado um concerto de piano.
Serviço
Arthur Moreira Lima na Regional Cajuru
Data: 04/09/2018
Horário: 19h
Local: Rua da Cidadania do Cajuru (Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150 – Cajuru)
Gratuito

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.