Duonovo

(Crédito: Miriane Figueira)

Neste sábado, 08, marca o lançamento do primeiro CD dos paranaenses Duonovo, no Teatro Positivo Jardim Ambiental. Audryn Souza (trompete) e Francisco Luz (violão) buscam trilhar caminhos inéditos para a música de câmara brasileira, além de pesquisar e incentivar a produção de repertório escrito originalmente para trompete e violão. “Nós estamos começando algo que é muito novo, pois não existia quase nada até hoje. Além disso, apresentamos um repertório brasileiro autêntico, com obras de compositores que, no futuro, com certeza serão os grandes nomes da música erudita no Brasil”, explica Audryn.
O álbum “Duonovo − Música brasileira para trompete e violão” é um mergulho profundo no universo criativo da música instrumental do país. “Para todo músico, o CD simboliza muita coisa: é a concretização de muita reflexão, imaginação, trabalho e sorte. É uma grande conquista e tudo isso fica ainda mais gratificante porque estamos trabalhando com pessoas que sempre admiramos e que nos influenciaram, como o João Luiz e o Fernando Deddos”, diz Francisco.
O repertório do CD é composto por sete músicas executadas com a formação trompete e violão: “Embolada” (Carlos Secomandi), “Requiem para un novillero” (Dimas Sedícias, uma das composições brasileiras mais antigas compostas para a formação trompete/violão), “Marumbiando” e “Diálogo nº 1” (Audryn), “Promenade” e “Sonatina” (compostas por Fernando Deddos e João Luiz Rezende especialmente para o álbum) e “Capelinha” (Cláudio Menandro, que foi a primeira música a ser tocada pelo duo, em 2011).
O Duonovo foi formado em 2011. Na época, Audryn e Francisco estudavam na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) e, da amizade entre eles, surgiu o desejo de buscar outras formas de interpretar a música de câmara. “Nós conversávamos e pensávamos muito sobre música. Geralmente, violonistas e trompetistas não trabalham juntos. Então, decidimos tentar fazer essa coisa inusitada de misturar trompete e violão. Era um grande desafio”, explica Audryn. “Nosso anseio, até hoje, é nos sentirmos bem fazendo aquilo que gostamos:uma música verdadeira e do mais alto nível possível. Música de câmara é diálogo, compreensão, é saber falar, mas, principalmente, saber ouvir”, complementa Francisco.
Além do lançamento do CD, o Duonovo também fará cinco apresentações gratuitas para crianças e adolescentes. Elas acontecem nos dias 23/11 (CRAS Butiatuvinha, às14h30), 24/11 (Colégio Estadual Victor Ferreira do Amaral, no Boqueirão, às 14h30), 27/11 (Escola Municipal Prof. Omar Sabbag, na Vila Oficinas, às 10h), 28/11 (Escola Municipal Professora Augusta Gluck Ribas, no Sítio Cercado, às 14h) e 30/11 (Associação Guadalupana de Educação Lassalista, no Pinheirinho, às 15h).
Serviço
Lançamento do CD “Duonovo − Música brasileira para trompete e violão”
Data: 08/12/2017
Horário: 20h
Local: Teatro Positivo Jardim Ambiental (Rua Itupava, 985, Hugo Lange).
Entrada franca.

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor

Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.