Encerramento da Oficina de Música de Curitiba

No domingo, 26, acontece o encerramento da 32ª Oficina de Música de Curitiba. Além do esperado show de encerramento na Boca Maldita, que acontece a partir da uma hora da tarde – com o grito de carnaval do bloco Garibaldis e Sacis -, os curitibanos também terão a oportunidade de assistir a uma apresentação de gala de música erudita. A partir das seis e meia da tarde, na Capela Santa Maria, o Ensemble Kaleidoskop, um dos grupos mais populares de música de concerto da Áustria, apresentará peças de Antonin Dvorak, Helmut Schmidinger e Johann Strauss II.
Internacionalmente reconhecido por sua capacidade de interpretar a experiência de concertos de música clássica com repertório tradicional, o Ensemble Kaleidoskop de Viena encanta as audiências e os amantes da música com uma performance inesquecível de obras do repertório de música de câmara tradicional mescladas com obras populares de grandes compositores austríacos, como Johann Strauss II.
Os membros do Ensemble tocam regularmente com as principais orquestras sinfônicas de Viena, que executam a música através de uma ampla variedade de estilos e gêneros – desde a música antiga até a contemporânea -, que exige de cada musico alto nível de performance e especialização.
“A vinda do Kaleidoskop vinha sendo costurada pessoalmente, há algum tempo, pelo presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli. A ideia era fazer uma aproximação entre a Oficina de Música e a Áustria, que é um país central da cena musical erudita”, explica a diretora geral da Oficina, Janete Andrade. “Ficamos muito felizes com a presença dos músicos em Curitiba.” Nesse processo, o papel da Embaixada da Áustria no Brasil foi fundamental.
No sábado, 25, o grupo apresenta um workhop gratuito no Paço da Liberdade. Eles vão falar sobre a cena musical na Áustria, país em que a música erudita é tremendamente popular.

Christian Roschek (Crédito: woertherseeclassics.com)

Serviço
Workhop gratuito com Ensemble Kaleidoskop
Data: 25/01/2015
Horário: 10h30
Local: Paço da Liberdade
Gratuito
Encerramento da 32ª Oficina de Música de Curitiba
Data: 26/01/2014
Horário: 13h
Local: Boca Maldita
Gratuito
Concerto de Ensemble Kaleidoskop
Data: 26/01/2014
Horário: 18h30
Local: Capela Santa Maria
Gratuito

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.