Maestro Neil Thomson


Neste domingo, 14, a Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta o concerto No Estilo da Escandinávia, com regência do maestro convidado Neil Thomson, da Orquestra Filarmônica de Goiás. O concerto acontece no Guairão.
Neil Thomson é inglês e, desde 2014, é o regente principal da OFG. Ele ajudou a orquestra a crescer e a se tornar uma das principais referências em música orquestral no Brasil. Já regeu como convidado grandes orquestras como a London Symphony Orchestra (LSO) e a Orquestra Sinfônica da BBC.
Para seu concerto com a OSP, o maestro Thomson traz um repertório com músicas três compositores do norte da Europa: Ralph Vaughan Williams, Jean Sibelius e Carl Nielsen. As três obras que serão apresentadas têm em comum elementos da música folclórica de seus países de origem e da música escandinava.
A primeira música do programa, Fantasia sobre um tema de Thomas Tallis, de Vaughan Williams, surgiu por acaso. Enquanto estudava músicas religiosas do século XVIII, o compositor encontrou uma série de obras esquecidas escritas por um antepassado, Thomas Thallis. Empolgado com a descoberta de uma peça importante na história de sua família, Williams revisitou as obras e compôs sua própria interpretação sobre elas. Fantasia sobre um tema de Thomas Tallis é uma verdadeira cápsula do tempo, escrita por duas pessoas separadas por quase dois séculos de história.
A segunda música é En Saga, do compositor finlandês Jean Sibelius. Sibelius ficou famoso por seu estilo nacionalista, passando a ser patrocinado pelo governo da Finlândia até o fim da vida. Quanto escreveu En Saga, porém, Sibelius ainda era muito jovem e estava em dúvida se iria seguir sua carreira com a composição para óperas ou para orquestra sinfônica. Com o sucesso de En Saga, música inspirada por memórias de seus tempos de infância, a trajetória do compositor na música sinfônica ficou definida.
A última peça do programa é a segunda sinfonia de Carl Nielsen, também conhecida como “Os Quatro Temperamentos”. Inspirada em uma série de gravuras descrevendo os temperamentos humanos da psicologia antiga (colérico, fleumático, melancólico e sanguíneo), o compositor dinamarquês escreveu cada um dos movimentos da sinfonia pensando nas características de cada temperamento. O movimento colérico é dissonante e acelerado, o movimento fleumático vem em forma de valsa, o movimento melancólico lembra as lentas sinfonias clássicas e o movimento sanguíneo encerra a obra com notas bem marcadas, em tom alegre.
Serviço
No Estilo da Escandinávia
Data: 14/04/2019
Horário: 10h30
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Guairão
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.