Psycho Carnival 2020

(Crédito: Pri Oliveira)


Se prepare que o
Psycho Carnival 2020 já tem data! O evento reunirá 37 bandas, com atrações de oito países, e shows gratuitos no Jokers Pub nos dias 20 a 24 de fevereiro.

Serão cinco dias para celebrar a música, na 21ª edição do festival curitibano Psycho Carnival. “Boa parte do público que vem todo ano ao festival acabou construindo amizades que permanecem até hoje”, diz um dos organizadores do Psycho Carnival, o músico e produtor cultural Vlad Urban.

Em 2020, o evento reunirá 37 bandas de oito países. A ideia é apresentar um grande panorama do que há de melhor no mundo do Psychobilly, Rockabilly, Punk Rock, Outlaw Country e Surf Music. O Psycho Carnival é reconhecido no mundo todo como um dos principais eventos de Psychobilly.

Assim como nos últimos quatro anos, o festival terá como base principal o Jokers Pub, localizado na região central de Curitiba. Porém, nesta edição, também serão realizados alguns shows gratuitos no Lado B Bar, nas Ruínas de São Francisco, no Largo da Ordem (com o apoio da Rádio Mundo Livre FM), e na Gibiteca de Curitiba. “Os eventos gratuitos são muito importantes! Independentemente do apoio ou não do poder público, nós acreditamos que todos devem ter acesso à cultura”, afirma Vlad Urban.

A grande essência do Psycho Carnival desde o início é a capacidade de resistir às dificuldades enfrentadas anualmente. “O Psycho Carnival é um festival de música independente, marginal, e que tem como proposta resistir ao que é imposto a todos nós. Dessa maneira, o evento mantém um papel importante dentro da cena, que é o de fomentar e estimular a produção musical e o intercâmbio de informações no cenário alternativo brasileiro, sul-americano e mundial”, explica um dos organizadores do Psycho Carnival, o músico e produtor cultural Neri.

Lendas do Psychobilly

Os ingleses do Guana Batz, uma das maiores referências da história do Psychobilly, são a grande atração desta edição do evento.

A lista de atrações internacionais do evento também conta com as bandas Ghost Bastards (Argentina), Los Ruido  (México), Freeborn Brothers (Polônia) e Cigaratz (Estados Unidos).

Valorização da cena brasileira

Curitiba também está muito bem representada no festival. Entre os destaques, estão os curitibanos Ovos Presley e o trio Os Catalépticos (duas referências do Psychobilly mundial), e o Hillbilly Rawhide (o maior expoente do Outlaw Country Rock brasileiro na atualidade). A nova safra de bandas da capital paranaense será representada pelo Psycho Daime (que une o Psychobilly às batidas tribais da umbanda).

Além dos curitibanos, o lineup também conta com o Kingargoolas (banda de Guarapuava que vem se consolidando como uma das mais importantes da Surf Music instrumental brasileira), e os londrinenses do Frenetic Trio (banda que voltou à ativa em 2018 e continua fazendo um Psychobilly pesadíssimo com influências do Heavy Metal).

A lista de nomes nacionais que participarão do festival também é extensa. Entre os principais, estão o trio The Mullet Monster Mafia (um dos grupos mais importantes da Surf Music brasileira), os paulistas do Spitfire Demons (formado por músicos renomados do Psychobilly de São Paulo) e o Jubarte Ataca, da cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte (que fará a estreia no Psycho Carnival).

Apesar de ser um festival voltado essencialmente para o Psychobilly, o Psycho Carnival vem apostando cada vez mais na união de vários estilos musicais no mesmo evento justamente para fortalecer a cena underground brasileira. “Sempre é uma vitória conseguir reunir bandas de diversas partes do Brasil! Mesmo que os grupos sejam de estilos musicais diferentes, nós conseguimos montar uma grade que conversa entre si. Essa junção de estilos fortalece a cena como um todo. Tenho certeza de que teremos shows incríveis, contando com uma grande diversidade musical e com bandas de diversas partes do país”, afirma Neri.

Lineup completo

Atrações internacionais – Guana Batz (Inglaterra), Cenobites (Holanda), 13 Bats (Espanha), Ghost Bastards (Argentina), Los Ruido  (México), The Freeborn Brothers (Polônia) e Cigaratz (Estados Unidos).

Bandas paranaenses – Ovos Presley (Curitiba), Os Catalépticos (Curitiba), Hillbilly Rawhide (Curitiba), Mongo (Curitiba), Cigarras (Curitiba), B.O.D.E. (Curitiba), Psycho Daime (Curitiba), Fish’n Creepers (Curitiba), Rabo de Galo (Curitiba), Grade (Curitiba), The Jorgettes (Curitiba), Ska The Man (Curitiba), Luiz Fireball and The Good Lookin’ Boys (Curitiba), Barbatanas (Quatro Barras), Kingargoolas (Guarapuava), Frenetic Trio (Londrina) e Terremotor (Umuarama).

São Paulo – The Mullet Monster Mafia (Piracicaba), Skizoyds (São Paulo), Voodoo Brothers (São Paulo), Bad Luck Gamblers (São Paulo), Asteroides Trio (São Paulo), Davy e Os Jones (Americana), Spitfire Demons (São Paulo), Marzela (São Paulo) e The Edwoods (São Paulo).

Rio Grande do Norte (Mossoró) – Jubarte Ataca.

Distrito Federal (Guará) – Os Cabeloduro.

Minas Gerais (Uberlândia) – Big Bull & His Selfish Band.

Santa Catarina (Joinville) – Tampa do Caixão.

Cultura underground

Além dos shows, o Psycho Carnival também oferecerá outras atrações para o público.

No dia 22, o trio curitibano Os Catalépticos fará o lançamento do EP “Hungry For Meat, Thirsty For Blood”. O álbum, que foi gravado no estúdio AudioStamp, em Curitiba, é o primeiro trabalho do grupo com músicas inéditas desde 2005. Antes do show, a banda estará autografando os vinis que serão produzidos pelo selo Neves Records, de Santa Bárbara d’Oeste.

A 21ª edição do Psycho Carnival também contará com um bazar que comercializará vários produtos, como camisetas oficiais do evento, roupas, bijuterias, acessórios e materiais das bandas (CDs, bótons, canecas, etc).

Um dos destaques do bazar será a venda de alguns quadros do artista curitibano Mário Pinto Batista, o Marião, que foi assassinado no ano 2000. As obras que serão comercializadas fazem parte do acervo pessoal da esposa de Marião e estavam guardadas desde a morte dele.

Psychobilly na Ilha do Mel

Após os quatro dias de festival, a festa vai continuar em um ambiente paradisíaco. Pela primeira vez em duas décadas de evento, alguns shows do Psycho Carnival também serão realizados na Ilha do Mel, no litoral paranaense.

A programação terá dois dias de shows gratuitos na Praia das Encantadas em uma parceria com a Visite a Ilha do Mel (Associação dos Comerciantes da Praia das Encantadas). Mais informações serão divulgadas em breve.

Serviço

21ª edição do festival Psycho Carnival.

Data: 20 a 24/02/2019

Local: Jokers Pub (Rua São Francisco, 164 – Centro)

Ingresso: De R$ 70 a R$ 250

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.