Roda de Choro

(Crédito: Alice Rodrigues)

O Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba recebe toda quinta-feira a tradicional Roda de Choro, que dá continuidade à agenda de apresentações, neste mês de setembro, sob o comando de Julião Boêmio (cavaquinho) e Lucas Melo (violão 7 cordas). O programa reúne de maneira informal músicos e o público interessado no chorinho, para celebrar um dos gêneros musicais mais representativos da MPB.
O violonista Lucas Melo trabalha nos principais grupos de choro da cidade, entre eles o Choro e Seresta e Os Curitibocas no Choro. Reconhecido pela habilidade em tocar violão, popular e clássico, além de cavaquinho, o instrumentista também mostra seu virtuosismo no violão 7 cordas, sendo requisitado para acompanhar grupos e solistas.
O cavaquinista curitibano Julião Boêmio é compositor de choros, maxixes e polcas, estudioso e professor de seu instrumento. Apesar de gostar de fazer música desde criança, Julião iniciou a carreira profissional após ingressar no Conservatório de MPB de Curitiba, aos 15 anos de idade. Conquistou seu espaço como instrumentista dividindo o palco com nomes consagrados, entre eles Nelson Sargento, Guilherme de Brito, Noite Ilustrada, Yamandu Costa, Mônica Salmaso, Ceumar, Dominguinhos e Zé Renato.
Seu primeiro CD solo, Feijão no Dente, foi lançado em 2010 e reúne composições como Limão no Sovaco e Umbigo sem Fundo, além da faixa que dá título à gravação. Para compor, o músico se inspira na vida e no cotidiano, sempre com muito bom humor.
Tradição
A Roda de Choro é um programa realizado semanalmente pela Fundação Cultural de Curitiba, desde 2003. A música chorosa, característica dos primeiros conjuntos que surgiram nos quintais e subúrbios do Rio de Janeiro, no século 19, faz com que o chorinho se destaque pela técnica apurada dos instrumentistas e pela possibilidade de improvisação.
Durante a roda de choro, flautas, bandolins, cavaquinhos e violões compõem o conjunto de instrumentos que garantem momentos de virtuosismo e descontração. Não existe uma formação específica, e os músicos que vão chegando se juntam à roda.
Serviço
Roda de Choro sob o comando dos instrumentistas Julião Boêmio (cavaquinho) e Lucas Melo (violão 7 cordas).
Data: Todas as quintas-feiras
Horário: 17h.
Local: Conservatório de MPB de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66 – Setor Histórico).
Entrada franca.
Informações: (41) 3321-2855

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.