Série Música de Câmara


Nesta quarta-feira, 07, o público terá a sexta e última oportunidade para assistir à Série Música de Câmara, projeto dos músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná. Música de Câmara é aquela peça composta para pequenos grupos, geralmente de três a oito pessoas, adequada para um pequeno teatro ou aposento. Em 2018, os músicos da OSP já apresentaram 5 concertos neste estilo no Guairinha.
O programa inclui duas obras: Terzetto, de Antonín Dvorák, que será executada pelos músicos Moisés Neves da Silva, Caik Rodrigues da Silva e Carlos Tavares, e o Quinteto de Sopros, de Carl Nielsen, apresentado pelos músicos Fabricio Ribeiro, Marcos Vicenssuto, Marcelo Oliveira, João Vitor da Silva Junior e Fábio Jardim.
A peça Terzetto foi escrita em 1887 originalmente para o violinista Jan Pelikan e seu aprendiz, Josef Kruis, que havia alugado um quarto no apartamento onde a família do compositor, Dvorák, morava. A peça exige dois violinos e uma viola, uma combinação um tanto incomum para um trio de cordas, que normalmente combina os violinos com o violoncelo. No entanto, a criatividade de Dvorák na parte da viola, instrumento tocado por ele, compensou a ausência de instrumentos com sons mais graves na música.
O Quinteto de Sopros que será apresentado no último concerto da Série Música de Câmara foi escrito pelo dinamarquês Carl Nielsen entre 1921 e 1922. Os instrumentos que compõe a obra são a flauta, o oboé, a clarineta, o fagote e a trompa, uma combinação que não facilita a vida de nenhum compositor. Como cada um desses instrumentos possui uma identidade sonora muito expressiva, Nielsen optou por assumi-las e é claramente perceptível na música o momento em que um instrumento interrompe o outro.
Assim como no Terzetto, o Quinteto foi originalmente escrito para músicos amigos do compositor, o que faz com que a parte de cada instrumento tenha sua própria personalidade, inspirada nos amigos de Nielsen.
Serviço
Série Música de Câmara 2018 – último concerto
Data: 07/11/2018
Horário: 20h30
Local: Auditório Salvador Ferrante – Guairinha
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.