Subtropikal 2019

A Usina 5 recebe neste sábado, 05, o festival musical Subtropikal 2019. O evento, promete ser uma grande celebração da criatividade na música brasileira contemporânea. Serão 13 atrações divididas em dois palcos, totalizando 12 horas de programação.  

O line-up do festival conta com shows de Luedji Luna, Heavy Baile, Carne Doce, Forró Red Light, BADSISTA, Orquestra Vermelha, Siamese, Gop Tun DJs, Swinga x Tui, Iccarus, Cauana e Ceres Yo. “O Subtropikal atua como plataforma para conectar movimentos e oferecer espaços de vazão para ondas urbanas, buscando reais tendências musicais”, explica Bruna Calegari, organizadora do festival, que ao lado de João Anzolin, é responsável pela curadoria do evento. “O nosso objetivo não é apenas apresentar quem o público quer ver em 2019, mas apresentar quem o público vai desejar em 2021”, conta Bruna.

Dentre os destaques do festival, três fazem sua estreia na capital paranaense. O Forró Red Light, projeto de Brasília, mescla sonoridades eletrônicas com um dos estilos mais consagrados da música brasileira, com uma nova abordagem do tradicional forró.  Já o núcleo Gop Tun, dono de uma das festas mais concorridas da capital paulista um dos principais projetos da cultura de pista nacional, apresenta os DJs Nasci e TYV tocando em back2back. Também de São Paulo vem a Orquestra Vermelha. A banda de um homem só traz um show de telas onde bases pré-gravadas que dão origem a um show ao vivo. Um repertório original e instrumental com influências de krautrock, eletrônica ambiente, jazz e minimalismo contemporâneo através do músico Matheus Leston.

Outra grande atração do evento será o coletivo carioca Heavy Baile, conhecido por apresentar uma nova fusão de funk carioca e música eletrônica, resultando em um movimento progressivo de empoderamento musical e cultural da periferia. Comandado por Leo Justi, acompanhado por MC Tchelinho e DJ Thai, o Heavy Baile é conhecido por transmitir para o grande público novas abordagens para a criação musical, com estéticas até agora associadas e restritas a subúrbios urbanos e guetos. Será a primeira vez que o grupo vem a Curitiba com sua formação completa e dançarinos. A banda goiana Carne Doce e a cantora baiana Luedji Luna fecham a lista de atrações de fora da cidade: ambas retornam aos palcos curitibanos após shows lotados no começo do ano.

Novos talentos locais também estarão em destaque durante o Subtropikal 2019. As DJs Cauana e Ceres Yo, do coletivo de DJs Fabrik, o rapper e performer Siamese e os representantes da festa INVDRS Swinga e Tui fecham o time de atrações da festa.

 Serviço

Festival Subtropikal 2019

Data: 10/08/2019

Horário: a partir das 18h

Local:  Usina 5 (Rua Constantino Bordignon, 5– Prado Velho)

Ingressos: R$ 45

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.