4ª edição do Festival de Teatro Estudantil

O Zé Maria vai estar repleto espetáculo teatral nos próximos dias. De 03 a 08 de outubro acontece o IV Festival de Teatro Estudantil, realizado pela Cia Jully Grisbach, que apresenta clássicos, como “Romeu e Julieta”, “A Roupa Nova do Rei” e “Sonhos de Uma Noite de Verão” e adaptações da literatura mais atual, como “A Mala de Hannah” e “A Fada que Tinha Ideias”. Tem ainda montagem de textos que expressam conflitos próprios do público infantil e juvenil, como “Bullying: Aconteceu Comigo” e “Acampamento dos Medos”.

O festival dá espaço a montagens de grupos teatrais de instituições públicas e particulares da capital paranaense, sendo também aberto à participação de projetos de outras cidades e estados. Nesta edição, por exemplo, conta com a presença de companhias de Goiânia e do Mato Grosso do Sul. O evento é um projeto que tem incentivado o público mais jovem à apreciação artística, valorizado o fazer teatral entre as crianças e os adolescentes, promovido a troca de experiências entre educadores da área e chamado a atenção da sociedade para a importância do ensino das artes cênicas entre os estudantes da educação básica.

O Teatro Zé Maria receberá 14 espetáculos de mais de dez instituições inscritas com sessões abertas ao público em geral e ingressos a preços populares, apenas R$ 9,00 a entrada. De acordo com a atriz, professora de teatro e idealizadora do evento, Jully Grisbach, o festival este ano se torna uma ação de resistência em um país onde o ensino das artes tem sido desvalorizado.

É um incentivo à formação de plateia, pois concede às famílias uma oportunidade acessível de tornar as crianças público de apresentações onde os artistas também são crianças e adolescentes, gerando nelas identificação com quem está em cena. Além disso, queremos incentivar os estudantes de teatro ao exercício e à apreciação da arte e proporcionar aos educadores o contato com uma gama variada de trabalhos e a troca de experiências com profissionais da mesma área”, explica Jully.

As apresentações acontecem no período da noite durante a semana, ao sábado de tarde e, no domingo, a partir das 11h. O evento encerra com uma animada noite de premiações de caráter simbólico, onde todos são contemplados.

Programação de espetáculos:

03/10

20h – Espetáculo “O Fantasma de Máscara” – Colégio Senhora de Fátima

 04/10

19h – Espetáculo “A Fada Que Tinha Ideias” – Escola Santo Anjo

20h30 – Espetáculo “Bullying: Aconteceu Comigo” – Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter (Goiânia)

05/10

13h – Espetáculo “Sonho no Picadeiro” – Grupo Sagrado Coração

15h – Espetáculo “Romeu e Julieta” – Os Contadores

17h – Espetáculo “O Som do Silêncio” – Colégio Militar

19h – Espetáculo “A Família Addams” – Colégio Bagozzi

20h30 – Espetáculo “Chaves” – Colégio Bagozzi

06/10

11h – Espetáculo “Despertar da Arte” – Colégio Positivo Ângelo Sampaio

13h – Espetáculo “A Mala de Hannah” – Alldeias

15h – Espetáculo “A Roupa Nova do Rei” – Mais Quintal

17h – Espetáculo “Gigantes” – Coletivo Cênico Giga Palcos (Mato Grosso do Sul)

19h – Espetáculo “Acampamento dos Medos” – Colégio Nossa Senhora do Rosário

20h – Espetáculo “Sonhos de Uma Noite de Verão” – Colégio N. Senhora do Rosário

08/10

20h30 – Noite de Premiação

Serviço

4ª edição do Festival de Teatro Estudantil

Data: De 3 a 8/10/2019

Horários: Quinta-feira (3), espetáculos a partir das 20h. Sexta-feira (4), espetáculos a partir das 19h. Sábado (5), espetáculos a partir das 13h. Domingo (6), espetáculos a partir das 11h. Terça-feira, noite de premiação às 20h30.

Local: Teatro Zé Maria (Rua 13 de Maio, 655 – Centro Histórico)

Ingressos: R$ 9

 

 

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.