Ave Lola Espaço de Criação

Este mês a Ave Lola Espaço de Criação volta ao cartaz com sua montagem Tchekhov. O espetáculo, ambientado no universo do escritor e dramaturgo russo Anton Tchekhov, trata da humanidade das pessoas e suas relações em diferentes situações propostas pela vida.
Com texto e direção de Ana Rosa Tezza, Tchekhov traz para o palco uma Rússia do final da década de 80 do século XIX, momento no qual a inquietação política e artística estava em evidência. Buscava-se um fazer teatral que conseguisse se comunicar com o público de uma nova Rússia.
“Pedi licença para misturar personagens dos contos e textos de Tchekhov presentes em “Aniuta” e “A Gaivota”, com pessoas que conviveram com o dramaturgo em sua vida e estiveram ligadas ao teatro, como Constantin Stanislavski e Nemirovitch-Dântchenko. O espetáculo traz personagens e pessoas que se entrelaçam para contar uma nova história, baseada nesse universo da vida de Tchekhov e do fazer teatral”, explica Ana Rosa.
O primeiro ato nasce da indagação de quem seria e de onde viria Aniuta, personagem de um dos contos de Tchekhov. Assim a peça retrata a saga imaginária da jovem cigana, que chega à cidade de Moscou depois de longa aventura. Já o segundo ato é criado a partir de cartas trocadas entre Tchekhov e seus companheiros artistas que neste período lutavam pela criação do Teatro de Artes de Moscou.
“O Teatro de Arte de Moscou criou o primeiro método para formação do ator na história do teatro ocidental. Estes artistas eram verdadeiros cientistas de sua arte e se debruçaram sobre seu ofício com um afinco extenuante”, conta Ana Rosa.
No elenco estão Evandro Santiago, Helena Burmann Tezza, Janine de Campos, Marcelo Rodrigues, Regina Bastos, Tatiana Dias e Val Sales e Vida Santos.
Um dos destaques do espetáculo é a composição musical, executada ao vivo; criada por um dos maiores nomes do teatro contemporâneo do mundo, o senhor Jean-Jacques Lemêtre, músico do Théâtre du Soleil.

(Crédito: José Tezza)

Serviço
Peça “Tchekhov”
Data: Até 23/03/2014
Horários: De Quinta a Sábado às 20h e Domingos 17h
Ingresso: Quinta, Sexta e Sábado R$60,00 inteira; R$30,00 meia entrada.
Domingo – sistema pague o quanto vale.
Local: Ave Lola Espaço de Criação (Rua Portugal, 339 – São Francisco)
Informações: (41) 2112-9924

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.