Colóquio de Dramaturgia

Neste sábado, 04, acontece o último Colóquio de Dramaturgia no Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França. O Núcleo de Dramaturgia SESI Cultura Paraná convida a todos para a próxima edição que traz o tema “A Dramaturgia vista pela Atuação” com mediação de Francisco Mallmann. O projeto recebe as dramaturgas, Leonarda Glück e Pagu Leal, que também atuam como atrizes e diretoras teatrais. As convidadas vão compartilhar as suas vivências e procedimentos criativos a partir da relação entre dramaturgia e atuação.
Os colóquios fazem parte da programação do Núcleo de Dramaturgia do SESI Paraná, projeto desenvolvido desde o ano de 2009 e que possui reconhecida importância na formação e desenvolvimento da linguagem teatral em Curitiba. O objetivo dos colóquios é proporcionar a troca de experiências entre os participantes, criadores e pesquisadores das artes cênicas, tendo a dramaturgia como eixo e suas múltiplas concepções na cena contemporânea. “Essas iniciativas buscam a aproximação da comunidade com as ações dos Núcleos Criativos e também a temas e discussões que muitas vezes ficam restritos aos espaços de pesquisa teatral”, explica Ana Luiza Suhr Reghelin, responsável pelo projeto.
Este colóquio encerra um ciclo de quatro encontros que reuniram profissionais da cena teatral curitibana e que discutiram sobre encenação, espaço, corpo e outras questões relacionadas à dramaturgia. Todos estes encontros contaram com a participação de um público variado, entre estudantes de teatro, atores e interessados da comunidade em geral. “As edições têm sido bem dinâmicas e com a participação do público. Na realidade, o que acontece é uma grande roda de conversa sobre o fazer teatral de hoje, com discussão de assuntos variados e conectados ao tema principal”, explica Ana. Em 2018, o Sesi Cultura pretende dar continuidade ao projeto do Núcleo de Dramaturgia com o desenvolvimento de mais ações dessa natureza.
Ainda no mês de novembro, dia 25, no Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França, será realizada uma mostra final com a apresentação dos processos de criação realizados ao longo do ano pelos participantes do Núcleo de Dramaturgia. A ação será acompanhada de um bate-papo com os integrantes desta edição. De acordo com Ana, trata-se de um momento em que eles podem materializar e apresentar a pesquisa que vêm desenvolvendo ao longo dos encontros. “São textos e pesquisas que ainda estão em criação, mas que têm o espaço como primeira mostra pública”, finaliza.
Sobre as convidadas

Pagu Leal (Crédito: Antônio Wolff/ Luxlab Studio)

Leonarda Glück é artista e trabalha com intercâmbio entre linguagens artísticas, tais como teatro, dança, performance art, literatura, música, vídeo, artes visuais e cibernéticas, bem como com suas estreitas relações com o corpo e suas ressonâncias afetivas. Também é diretora teatral graduada pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e integrante fundadora da extinta Companhia Silenciosa (2002 – 2012). Atualmente é artista residente e fundadora da Casa Selvática, espaço cultural e coletivo artístico gerido desde 2012 pela jovem produtora curitibana Selvática Ações Artísticas. Em julho de 2016 a artista lançou, em parceria com a Editora Dybbuk, seu primeiro livro de dramaturgia, intitulado “A Perfodrama de Leonarda Glück – Literaturas Dramáticas de Uma Mulher (Trans) de Teatro”, contendo seis peças para teatro, além de um ensaio fotográfico exclusivo.
Pagu Leal é atriz, diretora e dramaturga. Formada em Filosofia, desenvolve pesquisas dentro das áreas de Filosofia Analítica da Linguagem e Estética. Em teatro trabalha como atriz convidada em diversas companhias nas cidades de Curitiba e São Paulo, mantendo parcerias criativas como o Grupo Delírio, Satyros Companhia de Teatro e Confraria Cênica. Recentemente inaugurou a “Sociedade Poética”, sua própria companhia de teatro, um espaço de criação e teatro em sua casa, na região de Piraquara.
Francisco Mallmann é dramaturgo, performer, crítico e pesquisador. É graduado em Artes Cênicas (FAP) e em Jornalismo (PUC-PR). Atua na intersecção entre poesia, performance, crítica, dramaturgia e escrita de/em arte, investigando junto a grupos, companhias e coletivos artísticos em Curitiba, dentre entres a Selvática Ações Artísticas. É mestrando em Filosofia (PUC-PR), idealizador e editor do site Bocas Malditas – cena, crítica e outros diálogos.
Serviço
Núcleo de Dramaturgia: Colóquio “A Dramaturgia vista pela Atuação”
Data: 04/11/2017
Horário: 18h30
Local: Centro Cultural SESI Heitor Stockler De França (Av. Mal. Floriano Peixoto, 458 – Centro)
Gratuito
Classificação: 16 anos

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor

Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.