Giacomo Joyce

Hoje, 20, estreia o espetáculo teatral teatro “Giacomo Joyce”, de autoria do escritor irlandês James Joyce e tradução de Paulo Leminski. A peça espetáculo será apresentado até 21 de maio, no teatro Novelas Curitibanas e conta com a direção de Octávio Camargo e montagem da Cia. Fluctissonante. O espetáculo, além de encenar a releitura da obra, leva ao público referências de uma estética contemporânea e realista com tradução em libras, de Jonatas Medeiros.
O texto, possivelmente autobiográfico, explora o poético e o realizável, ao mesmo tempo, em que o personagem Giacomo Joyce se ufana da conquista da amada e também nos coloca a dúvida sobre o que é real e o que é a realização mental do seu desejo. Nas palavras de Leminski, “é uma novela cinematográfica, ideogrâmica, como uma peça Nô, feita de flashes. Um grande poema de amor, uma vertigem vista de soslaio”.
Vale destacar também o belíssimo trabalho realizado por Paulo Leminski nessa tradução, levando ao conhecimento do público essa outra face do poeta paranaense, que o coloca entre os grandes tradutores brasileiros, muitas vezes desconhecida pelo grande público.
A companhia com esse espetáculo também faz uma singela homenagem a atriz Claudete Pereira Jorge, pela sua trajetória de sucesso, considerada um ícone do teatro paranaense, ao qual dedicou 40 anos da sua vida.

Serviço
Data: De 20/04 a 21/05/20017
Horário: Quinta a sábado, às 21 h e domingo, às 19 h
Local: Teatro Novelas Curitibanas (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, nº 1222 – São Francisco)
Entrada franca

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.