Informações do Festival

Que tal saber mais sobre o Festival de Curitiba? O evento que está em sua 22ª edição acontece entre os dias 27 de março a 7 de abril e conta com a curadoria de Celso Curi, Tânia Brandão e Lúcia Camargo. O Festival de Curitiba recebe este ano, dentro das mostras, espetáculos teatrais de mais de 21 estados do Brasil e de outros países.

Teatro, poesia e invenções linguísticas
Haikai, uma das estreias do Festival de Curitiba, catalisa toda a pesquisa do autor e diretor Roberto Alvim, da premiada companhia paulista Club Noir. Em três momentos distintos – como nos três versos que compõem os haikais -, que só se articulam pelas múltiplas associações e leituras que o público poderá fazer, o espetáculo desenha uma espécie de paisagem humana traumática, com signos que evocam a morte, o crime, a ausência, a presença do invisível e a impossibilidade de compreendermos a nós mesmos e às nossas ações.

Alvim escreveu essa peça a convite da atriz e produtora Nena Inoue, que divide o palco com Martina Gallarza e Paulo Alves.  A montagem se notabiliza pelas principais características do teatro de Roberto Alvim: a escuridão, a imobilidade e a presença da palavra como força desorganizadora, criadora de estranhas formas de instabilidade sensorial.

O espetáculo, que foi realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, tem apresentações nos dias 30 e 31 de março, no Espaço Cênico.

Mais procuradas do Fringe

(Crédito: Bianca Muzzillo)

A comédia Tesão Piá!, com Cadu Scheffer e Fagner Zadra, é até agora a campeã de procura no Fringe, com 95% dos ingressos já vendidos. Os dois humoristas, conhecidos pela websérie Como se Fala em Curitiba, mesclam neste espetáculo personagens, stand up e esquetes. As apresentações serão nos dias 30 e 31 de março, no Teatro Regina Vogue.

Outros espetáculos que também estão com vendas aceleradas são Finalmente em Pé… Quase!, com Juca Chaves – dia 07 de abril, no Curitiba Comedy ClubMulheres Pobres, comédia com a companhia paulista de mesmo nome, com Cecé Fialho, Daphne Bozaski, Fernanda Magnani, Flávia Strongolli e Jana Mundana – dias 27, 28, 29 e 30 de março, no Mini-Guaíra.

Quer assistir? Compre seu ingresso agora, antes que seja tarde!

Mostra de Cinema Palco e Platéia
A sétima arte não fica de fora da programação da 22ª edição do Festival de Curitiba. Entre 27 de março e 07 de abril, a Cinemateca se transforma em palco e exibe produções do Galpão Cine Horto, projeto do grupo Galpão que conta com Chico Pelúcio na direção. Em homenagem ao ano da Alemanha no Brasil, também foram incluídos filmes sobre o teatro alemão em parceria com o Instituto Goethe.

A Mostra de Cinema Palco e Plateia é realizada desde 2010, com apoio do Canal Brasil e da Cinemateca de Curitiba e os ingressos são gratuitos.

Risorama ainda tem ingressos para os dias 1 e 2 de abril

Marcelo Mansfield, Marcelo Marrom, Fabiano Cambota e Mhel Marrer; Marcos Veras, Miau Carraro, Daniel Duncan, além dos anfitriões Nany People e Diogo Portugal, são algumas das atrações das sessões do Risorama nos dias 1 e 2 de abril. As duas sessões do evento de humor stand up ainda têm ingressos à venda online e nas bilheterias do Festival de Curitiba.

Apresentado pela Heineken e Fórmula Renault, o Risorama acontece de 28 de março (quarta-feira) a 2 de abril (terça-feira) no ParkCultural, do ParkShoppingBarigui. Para os dias 28, 29, 30 e 31 de março, os ingressos já estão esgotados.

Peças com ingressos esgotados
Além de Esta Criança, da Companhia Brasileira de Teatro, com Renata Sorrah no elenco, e A arte e a maneira de abordar seu chefe para pedir um aumento, com Marco Nanini e direção de Guel Arraes, a peça da Mostra que começa a ter ingressos esgotados é O Espelho, montagem inventiva que será realizada em meio ao Bosque João Paulo II (Bosque do Papa). A primeira sessão do dia 30/3 (sábado) já está lotada.

Cancelamentos
Foram cancelados, até o momento, os eventos de lançamento dos livros de Gerald Thomas e do grupo teatral Espanca!, que estavam previstos para acontecer durante o Festival de Curitiba no Sesc Paço da Liberdade. No Fringe, nove espetáculos foram cancelados: Dor de barriga, Um pedaço de sonho, Retrobalda, Carmina Burana, Grávida, eu? Fala sério, Útero sonoro, Por um último golpe de dignidade, Os perdidos e Cães de Pavlov.

Adrenalina pura!


Com uma linguagem única, que funde hip hop, break, street dance e outras vertentes urbanas ao vocabulário mais atlético da dança contemporânea, a 2Faced Dance Company é um dos destaques internacionais do Festival de Curitiba com o espetáculo In The Dust . O grupo, formado só por bailarinos homens, sob direção da coreógrafa Tamsin Fitzgerald, é um dos favoritos dos público do Fringe de Edimburgo e se apresenta pela primeira vez no Brasil.

Composto por três peças assinadas pelos coreógrafos convidados Tom Dale e Freddie Opoku–Addaie, e pela própria Tamsin Fitzgerald, In the Dust explora temas fortes, como decadência e destruição, de maneira provocante e explosiva, mas também tem momentos de humor e descontração na medida certa.

A 2Faced apresenta In the Dust nos dias 3 e 4 de abril, no Teatro Marista.

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.