Mostra Bifes

O Teatro Sesi Portão recebe a Companhia de BifeSeco que surgiu do encontro de artistas interessados em pesquisar dramaturgia colaborativa e autoral entre elementos cênicos partindo da improvisação. Um dos projetos do grupo é a Mostra Bifes, onde cada integrante coloca em cena um monólogo inspirado em referências artísticas que marcaram suas trajetórias pessoal e profissional. O trabalho volta em cartaz entre os dias 4 e 25 de maio.
Em parceria com o Sesi Cultura Paraná, a Companhia abre a Mostra Bifes no Teatro Sesi Portão com o monólogo Bife_Má Ribeiro no dia 4 de maio. Em sua montagem, a atriz embarca em um nova Odisseia no Espaço, ou uma simplória Jornada nas Estrelas.O objetivo é chegar ao significado da infinitude do Universo. O espetáculo propõe o jogo de uma palhaça no vácuo desses questionamentos, da física quântica, de um mundo absurdo com infinitas possibilidades, de um medo fantástico do infinito.
No dia 11 é a vez do monólogo Bife_Ciliane. Nele, a atriz Ciliane Vendruscolo tem como ponto de partida a obra e a vida da escritora Clarice Lispector. A artista busca trazer as sensações e devaneios de uma mulher que se sente aprisionada dentro dela mesma. Em um diálogo com o invisível, dentro de sua própria casa, a personagem relata fragmentos de sua história.
A atriz Patrícia Cripriano é a autora da terceira apresentação da Mostra, realizada no dia 18 de maio. A montagem tem como inspiração o romance “O Jogo da Amarelinha”, de Julio Cortazar, e expõe as crueldades e os esquemas de conquistas nas relações. Desde o primeiro encontro com o outro até a apresentação de um mundo maravilhoso e irreal, tudo está programado. O abandono também. As facetas de uma mulher que de tudo se cansa, que sempre se programa a entregar as cartas que escreve, é exposta, e se confunde com a realidade, que embora cruel, é verdadeira.
A última apresentação é comandada por Sávio Malheiros no dia 25 de maio. O ator parte da história e do legado cultural do multiartista, e seu conterrâneo, Amácio Mazzaropi. O intérprete desmembra em personagens distintos as várias facetas do cineasta taubateano: o ator, o caipira, o produtor, o show man. Une a isso, elementos pessoais que elevam a narrativa a instâncias da cultura popular, do regionalismo, da valorização dos indivíduos do interior do país, em contraponto ao empreendedor cultural de sucesso.

(Crédito: Marcos Novack)

Serviço
Mostra Bifes
Data: De 04 a 25/05/2019
Horário: sábado, às 19h
Local: Teatro Sesi Portão (Rua Padre Leonardo Nunes, 180 – Portão)
Ingresso solidário (1kg de alimento não perecível)

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.