Ópera para crianças

O Teatro Guaíra recebe a ópera para crianças a partir do dia 31 de maio. João e Maria é realizada pela Ditirambo Eventos Culturais e a peça já lotou o Guairinha em 2013.
A obra dos irmãos Grimm conta a história de dois irmãos que um dia foram colher amoras na floresta. Eles iam jogando migalhas de pão no chão para não se perderem, mas a trilha acabou sendo comida por pássaros. Enquanto tentavam voltar para casa, encontraram na floresta uma casa feita de doces, e foram convidados para entrar pela bruxa que lá morava. Comeram doces até não poder mais, mas era tudo um plano para comer as crianças. Com sorte, eles descobrem as intenções da bruxa antes dela conseguir realizá-lo, a hipnotizam, atiram-na dentro do forno e são encontrados pelo pai.
Composta por Engelbert Humperdinck, a versão em ópera promete impressionar com seus mais de 80 participantes em cena, cantores líricos, músicos, bailarinos, coral infantil, em cenas com seres da floresta, interior da casa da bruxa com guloseimas gigantes e muitos efeitos visuais. Devido ao tamanho do Teatro Guaíra e à alta expectativa de público, houve uma adaptação do espetáculo. “Os atores passaram por um trabalho de preparação corporal, para expandir o corpo; também os figurinos e objetos em cena foram ampliados, para terem visibilidade. Usaremos luz negra para criar cenas mais misteriosas”, explica o diretor cênico Jul Leardini.
A montagem se passará, dessa vez, no sertão brasileiro. “A intenção é aproximar a peça da nossa realidade, sensibilizando o público sobre a difícil realidade de nosso povo, como a miséria e a fome“, comenta a produtora do espetáculo, Salete Cercal. Além disso, o espetáculo foi traduzido e adaptado pela educadora musical Lúcia de Vasconcellos, que realizou um complexo trabalho com as partituras e as letras originais em alemão, recriando textos sem perder a melodia e a dinâmica da música. A obra será toda cantada em português e ainda legendada. A direção musical é de Luiz Néri Pfutzenreuter.
Para Leardini, os objetivos são três: não deixar a ópera em Curitiba morrer, mesmo com as dificuldades de financiamento dos últimos 10 anos, popularizar o gênero e também proporcionar que pessoas e crianças que nunca pisaram em um teatro tenham essa experiência. Assim, o mote principal deste trabalho é, além do artístico, o didático, pretendendo promover amplamente a acessibilidade e a inclusão cultural, para que as pessoas entendam um pouco mais sobre ópera. “É uma grande oportunidade de apresentar o gênero operístico às crianças e participar com toda a família“, indica Cercal. “Propomos um momento único, de total encantamento“, completa.

(Crédito: Juliano Cercal)

Serviço
Data e horário: 31/05, ás 14h30; 01/06, às 14h30 e 04/06/2017, às 16h
Local: Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro, 971 – Centro)
Ingresso: R$ 30 inteira e R$ 15 meia.

Tamie Ono Lor
Tamie Ono Lor
Tamie é jornalista e possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação. Ela está sempre querendo absorver um pouco do mundo que a cerca, de preferência com uma câmera na mão. A oriental respira cultura e seu trabalho é também sua diversão.